Revista BOW

Revista BOW, nº 14 | A Internacionalização no Feminino

Existe ou não existe uma internacionalização no feminino ou de que modo as mulheres se destacam na missão de internacionalização das empresas. Estes são alguns dos aspetos que serviram de mote a este 14.º número da revista BOW.

Para analisar esta temática, foram convidadas várias mulheres (e um homem) com responsabilidades em estruturas empresariais portuguesas para dar a sua opinião. É o caso de Helena Rodrigues, fundadora e CEO da Allby Group, Portugal WPO Chapter Chair, que observa que “a liderança e a gestão feminina nas empresas têm crescido lentamente, mas de forma constante nos últimos anos.” Por seu turno, Ana Torres, Presidente da European Professional Women´s Network (EPWN) Country Manager e Global Innovative Pharma Head, da Pfizer Portugal, defende que “as competências são semelhantes e assim o género em nada interfere na internacionalização, apenas a sociedade que nos rodeia é capaz de nos limitar”.

Já a presidente do conselho de administração da COSEC, Celeste Hagatong, acredita que “o sucesso da internacionalização das empresas portuguesas nos últimos anos não se deve apenas à liderança de topo, mas ao conjunto de mulheres que trabalham e lideram várias áreas chave das mesmas.”

Rosa Monteiro, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade aproveita para destacar as políticas públicas de igualdade e o papel das empresas. Muito interessante. Igualmente digno de registo, está o artigo de Manuel Serrão, diretor da Associação Selectiva Moda, que enumera algumas das mulheres mais importantes (“num universo muito maior”) no dinamismo de um sector tão importante como o têxtil. E como não podia deixar de ser, a entrevistada deste número da revista BOW é a uma mulher. Isabel Furtado, presidente da COTEC Portugal, fala sobre a missão desta associação de inovação no desenvolvimento da atividade do tecido empresarial português.

Irlanda e Reino Unido são os mercado em destaque nesta edição da revista BOW, acompanhados com os habituais dados da Deloitte.

Jordão, Casa Grande e Valente Marques, SA. são as três empresas sobre a qual nos debruçámos para contar um pouco da sua história, sobretudo exportadora.

A fechar, em Lançamentos e Atividade AEP, convidamos o leitor a apreciar uma série de artigos muito úteis para a atividade das empresas.

Boa leitura!
Download dos artigos

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin