Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - outubro 2021

A Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura de outubro volta a evidenciar uma tendência geral de melhoria dos indicadores de atividade, das exportações e dos níveis de confiança, como consequência do controlo da pandemia, mas já há sinais claros de que a indústria está a ser afetada pela escalada de preços da energia e matérias-primas, e por dificuldades de abastecimento.

O índice de preços na produção industrial continuou a acelerar em setembro (variação homóloga de 13,3%), sobretudo na componente da energia (39,4%) e, em menor medida, nos bens intermédios (14,1%), onde mais se notam os problemas relacionados com a perturbação internacional das cadeias de valor na sequência da pandemia.

Nas matérias-primas, as subidas de cotações foram acentuadas no 3º trimestre ao nível da energia (sobretudo no gás natural, no carvão e, em menor medida, no petróleo), mas também em vários metais de base (com destaque para o alumínio, o chumbo, o níquel e o estanho) e nalgumas matérias-primas agrícolas (como o algodão, tão relevante para a nossa indústria têxtil).

Em agosto, o índice de produção industrial recuou -9,0% (-7,1% na Indústria transformadora), com quedas em todos os agrupamentos, particularmente acentuadas na energia (-19,6%) e nos bens de investimento (-24,8%), com um forte contributo da contração de -61,4% no material de transporte, refletindo a paragem de produção em empresas do setor automóvel devido à falta de chips. 

A inflação avaliada junto do consumidor atingiu um máximo de 3 anos em setembro (1,3%) e embora esteja ainda a níveis moderados, a evolução deverá ser ascendente nos próximos meses, até porque o valor na Área Euro é já bastante superior (3,4%).

Para além dos impactos da inflação interna, penalizando a competitividade das empresas e o poder de compra das famílias, o aumento da inflação europeia comporta grandes riscos para Portugal – que tem a 3ª maior dívida pública em rácio no PIB da UE –, pois poderá antecipar e agravar o início da retirada dos estímulos monetários pelo BCE.

A “Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura” é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
Download dos artigos
Separata de indicadores PT
Separata de indicadores Área Euro

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin