Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - novembro 2021

A “Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura” de novembro evidencia a continuação de um natural abrandamento da atividade nos vários setores após uma forte retoma do PIB no 2º trimestre, sendo a tendência ainda geralmente positiva. Contudo, os dados mais recentes, após o corte de dados deste número da Envolvente, mostram já uma retração da confiança dos agentes económicos em novembro (indicador de clima) – após vários meses em alta –, que certamente reflete um agravamento da pandemia na Europa. O surgimento de uma nova variante Covid-2019 de preocupação, caso se venha a verificar que piora a situação pandémica, poderá agravar a quebra de confiança e prejudicar a retoma económica.

Outro problema associado é o aumento da inflação homóloga, que na área euro atingiu 4,9% em novembro (IHPC), pressionando em alta o valor em Portugal, que ainda não atinge níveis tão altos (2,6% nesse mês), embora o índice de preços da produção industrial já registe subidas de dois dígitos, refletindo o aumento do custo de matérias-primas e produtos intermédios, devido a problemas nas cadeias de abastecimento causados pela pandemia.

Ainda que o BCE mantenha que a subida da inflação é apenas temporária, o tema não é consensual e paira o risco de um aperto antecipado das condições monetárias se o choque de oferta causado pela pandemia e a inflação elevada persistirem, resta saber qual o grau de tolerância do BCE. 

O Presidente da Reserva Federal já inverteu o discurso e refere agora que a inflação poderá afinal não ser temporária e levar a uma retirada antecipada dos estímulos monetários.

Para já, as taxas de juro ainda não reagiram em alta significativa, mas os movimentos nos mercados financeiros podem ser súbitos e escalar rapidamente, como mostra o passado recente (crise de dívidas soberanas), sendo um risco para Portugal, atendendo ao elevado rácio de dívida pública no PIB.

A “Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura” é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
Download dos artigos
Separata de indicadores PT
Separata de indicadores Área Euro

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin