Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - março 2021

A informação de conjuntura da Envolvente Empresarial de março mostra sinais contraditórios no início de 2021.

O indicador coincidente do banco de Portugal continua a melhorar, mas o sentimento económico   tem vindo a deteriorar-se, em contraciclo com o resto da Europa.

Também nos dados setoriais os indicadores são mistos, com o agravamento da perda homóloga das vendas na indústria e nos serviços (incluindo o retalho) a contrastar com a atenuação das perdas da produção na construção.

No comércio internacional, a queda acentuada das exportações (nos bens e, ainda mais, nos serviços) prolongou-se em janeiro, minorada pela descida também expressiva das importações. Por outro lado, a inflação mostra uma retoma ligeira, o que é favorável para as empresas e é compatível com a recuperação económica.

Realça-se ainda a subida da taxa de juro média nas novas operações de empréstimos às empresas, que é muito preocupante, pois agrava os custos das empresas numa altura de tremendas dificuldades e muito endividamento.

A Newsletter “Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura” é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP, e inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.​
Download dos artigos
Separata de indicadores PT
Separata de indicadores Área Euro

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin