Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - junho 2021

A Envolvente Empresarial de junho permite destacar que os indicadores de confiança de Portugal e da UE continuam a melhorar de forma assinalável e transversal a consumidores e ramos de atividade, superando já claramente os níveis pré-pandemia.

Os dados setoriais evidenciam, na sua maioria, uma retoma homóloga assinalável, com exceção dos serviços (exceto comércio a retalho), onde persistem perdas acentuadas.

Contudo, é preciso notar que as variações homólogas positivas são empoladas por um efeito de base devido à pandemia, pois comparam com um período de 2020 em confinamento, e o processo de retoma não é contínuo, como é patente nos dados, até porque é influenciado pela oscilação dos indicadores epidemiológicos.

Considerando a informação mais recente disponível do indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal, na semana terminada a 20 de junho registou-se uma variação de 14,9% face a 2020 – em claro abrandamento face às variações na casa dos 20%e 30% em abril e maio – e de -2,7% face ao mesmo período de 2019, uma taxa bienal que retomou valores negativos em junho após um mês de maio com variações positivas em quase todos os dias, o que demonstra que, afinal, a retoma ainda não está consolidada.

Por outro lado, as exportações de bens situaram-se já acima do nível pré-pandemia nos primeiros quatro meses do ano (aumento de 3,9% face a 2019 e de 18,9% face a 2020), mas as perspetivas para o turismo pioraram muito com a deterioração recente da situação pandémica e a imposição de restrições a turistas de dois dos nossos principais mercados.

De facto, apesar do processo de vacinação prosseguir a bom ritmo, o aparecimento de novas variantes mais contagiosas levou a uma aceleração do número de infetados, o que já se refletiu no levantamento de restrições a quem viaja de Portugal e na interrupção do processo de desconfinamento a nível nacional e até recuo em algumas regiões, o que poderá penalizar a confiança dos agentes económicos e travar a retoma económica, aconselhando à manutenção e reforço dos apoios às empresas.

A “Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura” é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.​
Download dos artigos
Separata de indicadores PT
Separata de indicadores Área Euro

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin