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Uma abordagem à Indústria Náutica
AEP com empresas nacionais no Yachting Festival de Cannes

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está pela primeira vez, com um grupo de empresas portuguesas da indústria Náutica, no Yachting Festival 2021, que acontece em Cannes, entre os dias 7 e 12 de setembro.

“Esta abordagem é uma aposta da AEP num setor que considera estratégico por abordar transversalmente um vasto leque de subsetores e indústrias. Para consolidar a aposta, a AEP já está a preparar a presença na BooT Dusseldorf 2022, na Alemanha (22 a 30 de janeiro de 2022), a maior feira para a náutica de recreio e lazer do mundo”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

A participação nacional no Yachting Festival enquadra-se no projeto da AEP de apoio às empresas no seu processo de internacionalização, BOW – Business On the Way. Conta com as empresas EBLUEBOAT – FARO BOATS e NEPTUNE DEVOTION – ROM BOATS, ambas de construção de embarcações de recreio e de desporto, bem como com a FERTINI, que produz mobiliário para o segmento de luxo. 

Na 43ª edição do Yachting Festival, barcos e equipamentos voltam a estar distribuídos por dois espaços de exposição na baía de Cannes: o Vieux Port, reservado aos barcos a motor, a Luxury Gallery e o Port Canto, que acolherá os barcos à vela e serviços, bem como uma nova área dedicada à inovação. Desde 1977, participam no evento os maiores agentes europeus e americanos, os principais construtores de barcos de lazer e iates de luxo, mostrando recentes unidades e novos modelos.

De acordo com o estudo The European Superyacht Industry, em 2020 o valor total de vendas de iates ultrapassou os 3,4 mil milhões de euros, sendo que em 2021 atinge já os 3 mil milhões de euros representando 344 unidades vendidas, em comparação com 414 durante todo o ano de 2020 e 406 em 2019, estando cerca de 540 em construção. Globalmente, a frota vale aproximadamente 87 mil milhões de euros, enquanto o valor do Livro de Encomendas Global no final do segundo trimestre deste ano registava 14 mil milhões de euros (71% das embarcações em construção são personalizadas). Entre 2010 e 2021, o setor cresceu mais de 43% a nível global.

Parceira económica de grande relevância para Portugal, a França continua a apresentar oportunidades de negócio em diversos setores de atividade. A economia do Mar engloba um conjunto de fileiras, setores e subsetores de atividade económica de grande relevância, onde se encontram áreas-chave como transportes marítimos, portos e logística, construção, manutenção e reparação naval; turismo e lazer ligado ao mar.


Veja o comunicado de imprensa


BOW - Business On the Way

BOW - Business on the Way é um projeto desenvolvido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização. 

No âmbito do projeto, em 2020 foram promovidas 16 ações de internacionalização, entre feiras, missões empresariais e missões inversas, em 22 mercados, tendo envolvido mais de 120 empresas. 

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

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