Notícias

Sentido de urgência para aposta em projetos digitais
AEP apresenta Estudo de Mercado do Consumo Online

É a principal recomendação do “Estudo de Mercado do Consumo Online – Tecnologias e Tendências” elaborado no âmbito do projeto Portugal Digital Export e apresentado no seminário “A Internacionalização online – Tecnologias e Tendências”, realizado na AEP a 19 de junho.

“As empresas portuguesas estão atrasadas e só há um momento para reduzir essa distância: agora”, refere o estudo que se encontra estruturado em duas vertentes: por um lado, dá a conhecer os drivers presentes no mundo digital e as principais tendências do consumo online e, por outro lado, mapeia e caracteriza os marketplaces mais relevantes a nível mundial.

A transformação digital está a acabar com anteriores vantagens competitivas consubstanciadas numa presença física, substituindo-as por vantagens digitais, que permitem exponenciar as exportações. No estudo considera-se que “o e-commerce é um canal já hoje imprescindível no mercado, com o risco de exclusão para os que não forem competentes nesta área num futuro próximo”, mas, muito mais do que isso, “o e-commerce e os projetos digitais são fundamentais para todo o ecossistema da empresa, já que em definitivo o digital influencia as escolhas dos consumidores de forma determinante, não só online, mas também offline”.

O estudo está disponível aqui para download. Dá a conhecer esta nova realidade dos negócios que advém do uso das tecnologias e plataformas digitais, além de permitir saber o impacto da utilização crescente das tecnologias de informação nos modelos de negócio e quais os principais desafios para as PME.

O projeto Portugal Digital Export é uma iniciativa da AEP – Associação Empresarial de Portugal que visa apoiar a internacionalização das PME com base em ferramentas digitais, identificando oportunidades e constrangimentos de acesso aos mercados, capacitando e disseminando ferramentas que permitam aumentar as exportações e melhorar a promoção da imagem portuguesa nos mercados externos. O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e pela União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin