Notícias

Retoma em modo de espera após um ano muito negativo
Em evidência na Envolvente Empresarial de fevereiro

Após um ano de 2020 muito negativo, a retoma de atividade está, para já, em “standby”.

Na newsletter Envolvente Empresarial de fevereiro, os dados de conjuntura permitem destacar vários dados negativos relativos ao ano passado. Por setores, 2020 saldou-se por quedas de -7,0% na produção da indústria (e de -9,3% nas vendas), -3,5% na produção da construção, -5,3% nas vendas a retalho e -12,8% nos demais serviços. 

No comércio internacional, a queda foi mais forte nos serviços (-37,2% nas exportações – incluindo -57,6% nas viagens e turismo – e -22,6% nas importações) do que nos bens (-10,2% e -15,2%, respetivamente). 

Já em 2021, realça-se o regresso a valores positivos, mas ligeiros, de inflação (nos bens e nos serviços), refletindo em parte o aumento das cotações das matérias-primas ante a perspetiva de retoma de atividade, que para já está em pausa na Área Euro e em Portugal, com o indicador de sentimento económico a corrigir em baixa face às medidas de confinamento.

Estes e outros dados constam da “Envolvente Empresarial – Síntese de Conjuntura” de fevereiro, desenvolvida conjuntamente pela AEP, pela AIP e pela CIP. A publicação inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro. [Veja aqui]

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin