Notícias

Provados mais de 100 vinhos de qualidade superior
Portugal Premium Wines trouxe ao Porto 11 importadores dos vários cantos do globo

Mais de 100 vinhos de qualidade superior foram provados por 11 importadores de vinhos, oriundos de vários pontos do globo, que estiveram no Porto, entre 25 e 28 de novembro, no Portugal Premium Wines 2021.

Tratou-se de uma missão inversa de importadores de vinhos promovida pela AEP - Associação Empresarial de Portugal com o objetivo promover o vinho português além-fronteiras – um produto único e capaz de proporcionar vendas de escala e valor - e contribuir para posicionar os vinhos nacionais como um produto premium.

Em ambiente de masterclass, em formato B2B, e sob a coordenação do crítico de vinhos João Paulo Martins, foram provados vinhos provenientes e representativos de diversas regiões vitivinícolas portuguesas. O programa do evento incluiu também visitas a algumas das quintas que produzem alguns dos vinhos que estiveram em prova. [Veja alguns dos momentos do evento e depoimentos de participantes]

Os vinhos portugueses têm obtido uma extraordinária performance nos mercados externos. Desde 2010 (e apenas com uma ligeira interrupção em 2016), Portugal cresceu nas exportações, em valor e volume, o que é um marco para o setor.

Entre janeiro e setembro de 2021, Portugal aumentou 6,7% o volume das exportações (244 milhões de litros) e cresceu 11,7% em valor (669 milhões de euros), tendo o preço médio igualmente aumentado 4,7%, atingindo os 2,75€ por litro. 

Nos cinco maiores mercados de destinos das exportações de vinho português estão a França (84 milhões de euros), os EUA (83 milhões), o Reino Unido (60 milhões), o Brasil (55 milhões) e a Alemanha (40 milhões). No total, estes mercados representam 44,9% do volume total exportado e 48,1% do valor total exportado.

O Portugal Premium Wines foi uma inicitiva do projeto BOW - Portugal Business On the Way, desenvolvido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin