Notícias

Privacidade, proteção de dados e segurança em foco
AEP e DPO Consulting promovem webinars gratuitos

A AEP - Associação Empresarial de Portugal e a DPO Consulting, em parceria, vão realizar os DPO PRO Privacy Labs, um ciclo de webinars gratuitos que têm como objetivo alertar para as implicações da Privacidade e Proteção de Dados no número crescente de atividades do quotidiano dos cidadãos, dotando os participantes de conhecimento sobre esta matéria.

Os DPO PRO Privacy Labs são laboratórios de inovação, discussão e análise de temas, com a duração de uma hora. Surgem com o lançamento da 20.ª edição do curso DPO PRO - Encarregado de Proteção de Dados, uma formação que permite adquirir competências numa das valências mais relevantes da atualidade - o conhecimento sobre o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e a forma de o aplicar - e que já formou mais de 500 profissionais.

O primeiro ciclo dos DPO PRO Privacy Labs irá decorrer nos dias 26 de novembro, 10 de dezembro, 7 e 21 de janeiro, entre as 12h00 e as 13h00, com enfoque aos temas numa perspetiva global e de visão de transformação das empresas, abordando igualmente a conformidade e o alinhamento com a legislação em vigor no ordenamento jurídico europeu. 

Os primeiros temas em destaque nos laboratórios serão integrados nos painéis “A Governance – Pilar essencial nos Programas de Compliance e Privacidade”, A Privacidade nos Processos de Compliance, Whistleblower e Canais de Denúncia”, “Desafios do DPO no Setor Público e no Setor Privado” e “COMTECH (Comunicações e Tecnologia) – Estratégias de Privacidade e de Privacy by Design, existem?”.

Para Paula Silvestre, diretora do departamento de Formação da AEP, “estes são os temas cada vez mais atuais e até prospetivos em atualizar, manter e operacionalizar em todas as organizações e indivíduos (fora da esfera pessoal), entendendo, deste modo, que ainda temos um caminho longo a percorrer no que concerne aos direitos e deveres, na proteção dos seus dados”. “Sejamos cumpridores, mas pragmáticos”, remata.

Já Elsa Veloso, advogada, Certified Information Privacy Professional Europe e CEO da DPO Consulting, considera que “sempre que a vigilância sobre os indivíduos aumenta, defendemos que devemos, em simultâneo, aumentar a nossa vigilância e conhecimento sobre os temas que se relacionam com os Direitos, Liberdades e Garantias dos cidadãos. Para uma tomada de posição esclarecida, é necessário debater as diversas perspetivas e conseguir conciliar o progresso e a tecnologia com a minimização dos riscos para a Privacidade de cada um”.  

“Acreditamos que estes laboratórios serão uma mais-valia para a consciencialização dos cidadãos perante estas matérias”, acrescenta Elsa Veloso, a quem caberá fazer a moderação dos DPO PRO Privacy Labs, que vão ter entre dois e quatro convidados que farão uma introdução de 10 a 15 minutos cada, seguida de perguntas da moderadora e abertura para questões do público. 

O programa completo dos DPO PRO Privacy Labs e os formulários de inscrição estão disponíveis aqui.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin