Notícias

Preparar as empresas para a circularidade
AEP lança ciclo formativo em Economia Circular

A Economia Circular está na ordem do dia e este é um momento crítico para as empresas portuguesas se prepararem para a sua implementação. Ciente desta realidade, a AEP vai realizar um Ciclo Formativo para a Economia Circular, com início a 7 de junho, com o objetivo de capacitar as empresas com o conhecimento, as ferramentas e as metodologias necessários para esta nova viagem pela Economia Circular, reduzindo riscos e tirando o máximo proveito desta transição. 

O programa é composto por dois módulos. O primeiro pretende capacitar os participantes para a adoção de uma estratégia de transição para a circularidade; o segundo visa dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam projetar um plano de desenvolvimento circular adequado às necessidades das suas empresas. 

A Economia Circular tem sido um tema recorrente nas agendas internacional, europeia e nacional nos últimos anos. É um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. O ciclo de vida dos produtos é, assim, alargado e o desperdício reduzido ao mínimo. 

Sendo cada vez mais evidente a insustentabilidade do atual modelo económico linear, baseado no princípio “produz- utiliza-deita fora”, a Economia Circular tem vindo a ganhar força enquanto modelo económico capaz de atingir o desejado desenvolvimento sustentável, com uma dimensão económica e social concreta, não se restringindo a uma perspetiva ambiental sobre a economia. É uma mudança de paradigma que se consubstancia na minimização da extração de recursos, na maximização da reutilização, no aumento da eficiência e no desenvolvimento de novos modelos de negócios.

A circularidade da economia reúne cada vez mais consenso e apoio político, principalmente a nível europeu, o que resultará na transição de uma Economia Linear para uma Economia Circular. Esta vontade tornou-se ainda mais evidente no Plano de Recuperação e Resiliência, onde o objetivo de garantir a transição se tornou um tema central, para o qual urge que as empresas se preparem.

As inscrições para o Ciclo Formativo em Economia Circular promovido pela AEP estão abertas, podendo inscrever-se já primeiro módulo - Abordagem à implementação da Economia Circular - e/ou no segundo módulo - Como Implementar a Economia Circular? Um roteiro para implementar a EC na sua empresa.


Veja outras ações de formação promovidas pela AEP

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin