Notícias

Novo Rumo a Norte promove Oficinas de Inovação
Iniciativa visa acelerar o processo de inovação no tecido empresarial do Norte

Ao fim de um ano no terreno, o projeto Novo Rumo a Norte – Rumo ao Crescimento, promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, continua a desenvolver ações no Norte do país para dar impulso a todas as empresas que estejam em ponto de crescimento e com planos para começar a exportar. 

Depois dos laboratórios de diagnóstico e das ações de apoio ao desenvolvimento empresarial, e após várias edições das sessões destinadas a informar e capacitar as empresas para a tomada de decisão, o projeto avança agora com as Oficinas de Inovação que têm em vista acelerar o processo de inovação no tecido empresarial do Norte.

As Oficinas da Inovação consistem em sessões temáticas de consultoria coletiva e workshops, desenhadas para capacitar os participantes para a gestão de projetos de inovação, permitindo-lhes não só conhecer e compreender conceitos e ferramentas de inovação, como também identificar e definir estratégias de inovação de produtos, serviços, processos e modelos de negócio. Conceber, liderar e implementar projetos de inovação, bem como ativar projetos e atividades de inovação aberta são outros objetivos a atingir. O processo terá uma forte componente prática, tendo em vista apoiar os participantes na conceção e implementação de projetos de inovação concretos nas respetivas empresas. 

As Oficinas de Inovação estão marcadas para os dias 7, 8 e 9 se setembro, na Área Metropolitana do Porto, Ave e Cávado, respetivamente.

As empresas podem inscrever-se no formato individual (com apenas 1 participante) ou em equipa (podendo cada empresa inscrever até 3 participantes). A inscrição em equipa é amplamente recomendada, uma vez que, permite maior flexibilidade para a empresa podendo os elementos articular disponibilidades entre si, mas também, fomentar o trabalho em equipa e acrescentar valor ao desenvolvimento do projeto de inovação, com a diversidade da equipa. 

A pandemia tem exigido uma readaptação rápida. As entidades envolvidas e apoiadas no Novo Rumo a Norte – Rumo ao Crescimento apontam a adaptação à economia digital como um dos passos que mais rapidamente tem de ser dado para a sobrevivência, a necessidade de qualificar gestores e colaboradores na era do digital e a crescente importância de relocalização de atividades de produção no território. O presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, acredita que “estes são os tempos em que podem surgir novas oportunidades, se as instituições trabalharem em parceria na procura de respostas comuns, como vemos no surgimento de novos empresários, na área do digital, nos territórios do interior”. “Precisamos, mais do que nunca, de trabalhar em rede”, acrescenta.

Veja o comunicado de imprensa


Novo Rumo a Norte – Rumo ao Crescimento é um projeto promovido pela AEP- Associação Empresarial de Portugal, cofinanciado pelo Norte2020, através do Portugal 2020, no montante de 623.623,55€, dos quais 530.080,02€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Com a duração de 18 meses, o Novo Rumo a Norte – Rumo ao Crescimento visa apoiar micro e PME do Norte no seu processo de crescimento, através da capacitação em fatores críticos de competitividade e através do fomento de um ecossistema empresarial próspero. O objetivo é potenciar o desenvolvimento de produtos e serviços, através de processos e de modelos de negócio inovadores e da melhoria da comunicação do modelo de negócio à escala nacional e global.

 

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin