Notícias

Na Argélia, a promover o setor da construção
AEP com oito empresas na feira Batimatec 2021

A AEP - Associação Empresarial de Portugal está com oito empresas nacionais em Argel, a participar na BATIMATEC, a feira mais prestigiada da Argélia dedicada ao setor da construção, que acontece entre 7 e 11 de novembro.

Da delegação portuguesa fazem parte as empresas Carfel (máquinas para as indústrias extrativas e de construção), Catari (andaimes), Ilmar (máquinas para a indústria de materiais de construção, cerâmica e vidro), Metalúrgica do Tâmega (máquinas para as indústrias extrativas e de construção), Quitérios (material de distribuição e controlo para instalação elétrica), Rodi (louça metálica e artigos de uso doméstico), Metalcértima (projetos para a indústria da cerâmica estrutural) e Sival (gessos aditivados, massas de estucar pré-doseadas).

Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “a Argélia é uma importante porta de negócios para os mercados do Magreb, África e Médio Oriente” e esta segunda participação na BATIMATEC (a primeira foi em 2019) “é uma oportunidade para consolidar negócios no segundo país mais populoso do Norte de África, que apesar da contração em 2020, resultante dos efeitos da pandemia, apresenta uma perspetiva de crescimento médio anual do PIB a rondar os 3,4%”.

Neste mercado a AEP já organizou também uma missão empresarial, em 2008, e a participação na Feira Internacional de Argélia, em 2017.

Com 44,3 milhões de habitantes, a Argélia representa a quarta maior economia africana e a quinquagésima sexta a nível mundial. 

Os planos estratégicos de investimento nas áreas da saúde, ambiente, turismo, agricultura, automóvel e energias renováveis serão implementados nos próximos anos e poderão abrir novas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas. O setor das obras públicas continua a ser um dos principais eixos de desenvolvimento do país.

Em 2020, o valor das exportações atingiu os 160 milhões de euros e o das importações 280 milhões de euros, o que representou um défice para Portugal de 120 milhões de euros.

A participação portuguesa na BATIMATEC 2021 é uma ação do projeto BOW – Business On the Way, iniciativa de apoio à internacionalização das empresas portuguesa desenvolvida pela AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Saiba mais

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin