Notícias

Mais custos podem ameaçar confiança …
A Envolvente Empresarial de julho continua a apontar para uma melhoria dos indicadores de confiança

A Envolvente Empresarial de julho - elaborada conjuntamente pela AEP, AIP e CIP - continua a apontar para uma melhoria dos indicadores de confiança.

Com exceção dos serviços, em particular os de Alojamento e Restauração, que mantêm perdas muito significativas, nos restantes setores de atividade continuamos a observar uma trajetória de retoma, pese embora a necessária cautela pela influência do efeito base.

Como fonte de preocupação, assinala-se o aumento muito acentuado dos preços de matérias-primas, onde se incluem os combustíveis, com o preço médio do barril de petróleo a situar-se acima dos valores pré-pandemia, o que retira competitividade às empresas, sobretudo tendo em conta que uma parte muito significativa das exportações portuguesas de bens é feita por rodovia. Há um sério risco desta escalada dos custos de produção tolher a desejada recuperação económica sustentada. 

Entre outros aspetos, a brutal subida dos preços dos combustíveis, aliada às metas ambientais, deve colocar na agenda das políticas públicas nacionais a importância do desenvolvimento de uma ferrovia para o transporte de mercadorias, nos termos em que a AEP tem vindo a defender: que seja operacional, competitiva e sustentável.

Veja aqui a publicação completa

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin