Notícias

Em cruzada contra o desperdício
AEP no movimento “Não me Lixes”

A AEP é uma das cinco entidades promotoras do movimento “Não me Lixes” que tem como missão acabar de vez com o desperdício. 

Lançado a 29 de setembro, o primeiro Dia Internacional de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, o movimento junta a AGAVI - Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a LIPOR, a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a AEP. Aposta numa campanha nacional de sensibilização e numa agenda anual de ações contra o desperdício que percorram todo o território e envolvam todas as comunidades.

O movimento “Não Me Lixes” manifesta-se também disponível para trabalhar e articular ações com entidades públicas e privadas, saudando desde logo a criação, através do Banco Alimentar Contra a Fome, do Movimento “Unidos Contra o Desperdício” com que se dispõe também a trabalhar.

Como refere o presidente da AGAVI, António de Souza-Cardoso, “perdemos milhares de milhões de euros em desperdício que apenas existe por comportamentos culturais desadequados ou falta de planeamento. O poder público tem que ter uma abordagem pragmática do problema, impondo regras e boas práticas e penalizando quem a as não cumprir. Ao mesmo tempo, deve estimular e premiar as ações que diminuam concretamente o desperdício de recursos e afirmem uma cultura de respeito e harmonia com a natureza”. 

De acordo com dados recolhidos pela CNCDA – Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar relativos a 2017, em Portugal desperdiçamos um milhão de toneladas por ano (97 kg per capita). No mundo inteiro o desperdício ascende a 1,3 mil milhões de toneladas.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin