Notícias

ECICII PLUS apoiou cerca de 500 PME da Eurorregião
Projeto transfronteiriço de que a AEP foi parceira apresentou resultados

Cerca de 500 empresas do Norte de Portugal e da Galiza, em diferentes fases do processo de internacionalização, foram apoiadas pelo projeto transfronteiriço ECICII PLUS de que a AEP – Associação Empresarial de Portugal foi uma das entidades parceiras. Os resultados do projeto foram apresentados no final de novembro numa sessão realizada online e promovida pela AEP que poderá (re)ver aqui

Dirigido a PME dos setores agroalimentar, canal contract e serviços intensivos em conhecimento, o ECICII PLUS teve como objetivo fomentar o desenvolvimento de modelos de internacionalização multissetorial e a criação de uma oferta conjunta para a abordagem a mercados internacionais.

Promovido em parceria com a Confederación de Empresarios de Pontevedra, Instituto Galego de Promoción Económica, Confederación Empresarial de Ourense, Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Asociación de Empresas de Tecnología de Galicia, o projeto ECICII PLUS teve início em julho de 2015.

As ações desenvolvidas junto das PME da Eurorregião abrangeram mercados com maior potencial de aquisição, entre os quais México e EUA, Colômbia, Angola e Moçambique, China, Índia, Singapura e Polónia.

Entre os resultados alcançados pelo ECICII PLUS há a destacar a criação de uma plataforma de informação de mercados, 21 workshops sobre os primeiros passos para a internacionalização, 15 workshops sobre mercados prioritários, 4 eventos de posicionamento no exterior, 31 planos de Internacionalização, 10 missões inversas, 289 agentes em mercados de destino contactados e a criação de 3 grupos /joint venture.

No total, o projeto analisou o potencial exportador de 97 empresas, apoiou 272 na área da internacionalização, 50 em financiamento para a internacionalização, 60 em ferramentas de marketing e comunicação e 30 sobre o posicionamento em mercados eletrónicos exteriores.

O ECICII PLUS (Estrutura Empresarial Conjunta para o Impulso e a Captação de Iniciativas de Internacionalização) foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin