Notícias

Concreta (também) vai “alinhar os astros” na Exponor
Gabinete madrileno de arquitetura e design traz ao certame a exposição “Astral Bodies”

Com a ambiciosa missão de afirmar o Porto como o coração criativo do país, a Exponor leva a efeito mais uma edição da bienal Concreta – Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design, de 21 a 24 de novembro. À vasta e dinâmica agenda de conferências e apresentações e às mais de 25 praças que intersetam espaços de criação e inovação, junta-se agora a exposição “Astral Bodies” que o Enorme Studio, gabinete madrileno de arquitetura e design, traz ao certame. 

Trata-se de uma exposição de nove corpos celestes – peças de painéis de MDF com as mais exuberantes cores, texturas e acabamentos – que convocam à exploração do território desconhecido dos corpos astrais. Já esteve em Milão, na Fuori Salone, e em Valência, em plena semana do design. Agora, é a Concreta a receber a "Astral Bodies", do Enorme Studio by FINSA – WOW.

O gabinete madrileno, reconhecido pela sua abordagem radical à arquitetura, à cidade e às pessoas, criou esta exposição que surge do encanto e admiração pelas centenas de meteoritos que, todos os anos, entram na superfície terrestre. A nível de processo artístico, os corpos celestes são inspirados e relacionados com diferentes lugares e paisagens da Galiza. O Auria, por exemplo, remete a um meteorito que caiu na cidade de Ourense, daí sua composição em tons de amarelo e preto, que lembra as antigas escavações romanas da cidade. Já o Trevinca, o meteorito mais alto da exposição, foi batizado com o nome da maior montanha da Galiza.

Na Concreta 2019, os holofotes estarão também apontados para o aclamado arquiteto Francis Kéré, vencedor do “Prémio Aga Khan de Arquitetura” em 2004, que será o cabeça de cartaz de um alinhamento de conferências, com reputados especialistas das áreas da arquitetura, engenharia e construção. 

Haverá ainda workshops ao vivo de “Construção em Terra”, promovidos pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, com recurso a materiais naturais, renováveis e reutilizáveis, com vista à construção mais sustentável. 

Destaque também para a 2ª edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN, que irá distinguir os novos talentos da arquitetura nacional. 

Organizada pela Exponor Exhibitions, em parceria com a Ordem dos Arquitetos - Seção Regional Norte e Ordem dos Engenheiros - Região Norte, a Concreta quer posicionar-se como um fórum de ideias e tendências, que integra novas disciplinas criativas, como o design, sustentabilidade e inovação.

O acesso à feira é reservado a profissionais, que apenas precisam solicitar o seu convite aqui

Saiba mais sobre a Concreta
 

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin