Cinco desígnios prioritários para uma estratégia de crescimento AEP entregou ao Governo documento com as medidas propostas
Crescer mais e melhor, valorizar as pessoas, promover a economia circular, reforçar o papel das empresas e das associações empresariais, consolidar um equilíbrio orçamental virtuoso e estimular o investimento. São estes os cinco desígnios, interligados, que a AEP considera prioritários para uma estratégia de crescimento sustentável do país. Para cada um deles, foram definidas linhas de ação interligadas.
O documento surge da convicção do Presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, de que "Portugal deve ter um papel ativo face aos exigentes desafios que se avizinham, no sentido de elevar o nosso nível de desenvolvimento económico e humano", o que “requer pensamento estratégico, com priorização de desígnios e linhas de ação, um exercício para o qual a Associação Empresarial de Portugal pretende contribuir com o presente documento, onde as empresas são uma peça central para promover o aumento sustentável do bem-estar da população".
Assente no princípio da relevância do papel da iniciativa privada e do seu contributo para o crescimento e desenvolvimento sustentável do país, o documento e o conjunto de medidas concretas sistematizadas na separata "Estratégia para o Crescimento - Medidas Propostas pela AEP", foram apresentados ao Governo, na pessoa do Ministro de Estado, da Economia e da Transformação Digital, Pedro Siza Vieira, em novembro de 2019.