Notícias

Cerca de 500 PME apoiadas pelo Finance for Growth
Finance Labs for Growth ainda decorrem em algumas localidades

Ao fim de seis meses de implementação do Finance for Growth, cerca de 500 micro e pequenas e médias empresas portuguesas foram apoiadas pelo programa de capacitação nas áreas de Inovação, Estratégia e Financiamento que já ultrapassou as 500 horas de consultoria coletiva.

Tendo em conta a densidade empresarial, escolheu-se o Porto, Santarém, Aveiro, Leiria e Vila Nova de Famalicão para desenvolver as atividades, passando por cada um dos locais em cada uma das atividades que ocorreram até agora.

No quadro das empresas que se juntaram ao projeto, o perfil é heterogéneo, quer em dimensão, quer no que ao setor de atividade diz respeito. Há desde microempresas com poucos anos de atividade, até pequenas empresas com volumes de faturação já na ordem dos milhões, o que permite ganhos adicionais pela partilha de experiências, erros a evitar e caminhos a seguir. A atualidade e o rigor da informação que os Consultores trazem permite que todas estas empresas encontrem no Finance for Growth uma oportunidade de melhorar a sua capacidade de gestão, tornando-se capazes de tomar decisões mais esclarecidas e eficazes para o crescimento sustentável dos seus negócios.

Finance Talks, Finance Sessions e Finance Labs 

A 1ª atividade, Finance Talks for Growth, apresentou o projeto a potenciais empresas com interesse no mesmo. Seguiram-se as Finance Sessions for Growth em que os temas do Financiamento, Estratégia e Inovação foram centrais nas sessões conduzidas com recurso a metodologias de consultoria coletiva e dinamizadas pela Universidade Católica Portuguesa. Na 3ª atividade, Finance Labs for Growth, os temas em destaque são o desenvolvimento de estratégias de atuação, modelos de financiamento e o acesso a mercado de capitais e a outras fontes de financiamento com enfoque no reforço dos capitais permanentes. São conhecidas, testadas e discutidas ferramentas e práticas ajustadas à realidade nacional e à dimensão das empresas alvo do projeto, sob orientação tutorial. Cada empresa tem tido condições para ir construindo o seu “Plano de Negócios”, entendido enquanto o registo da definição da estratégia e a sua execução, e para interagir com interlocutores-chave do ecossistema financeiro português, para discussão dessa proposta de crescimento empresarial. Participaram nestes Laboratórios entidades como o IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, OCC – Ordem dos Contabilistas Certificados, FNABA – Federação Nacional das Associações de Business Angels, APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros, Euronext Lisbon, Caixa Geral de Depósitos, Instituição Financeira de Desenvolvimento, IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação, CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Finance Meetings e Finance Events programados para o último quadrimestre do ano

Até setembro ainda decorrem Labs em algumas localidades. Mas o último quadrimestre de 2019 traz também as últimas atividades deste programa: os Finance Meetings for Growth - reuniões coletivas de cooperação e de coopetição sobre Conhecimento, Networking e Financiamento - e os Finance Events for Growth - ações de disseminação do projeto com forte presença das empresas e visibilidade mediática, com devolução dos resultados à comunidade empresarial e ao ecossistema financeiro.

O projeto Finance for Growth é promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), sendo cofinanciado pelo Compete2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Conta, para a sua execução, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Instituição Financeira de Desenvolvimento e da Euronext, no âmbito do Programa Capitalizar.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin