Notícias

BOW, à conquista da Ásia Oriental
Missões empresariais virtuais promovem oportunidades de exportação

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, através do programa BOW - Business On The Way, está a promover missões empresariais virtuais à China, Hong Kong, Japão, Macau e Coreia do Sul para os setores agroalimentar e bebidas, indústria e serviços, vinhos, cerâmica, cortiça e TIC. 

As empresas participantes podem realizar reuniões B2B com instituições destes cinco mercados, que no seu conjunto contam com mais 1.500 milhões de consumidores e representam cerca de 20% da população mundial. O objetivo é contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portuguesas.

Através da identificação de potenciais parceiros e o agendamento de reuniões, as missões empresariais virtuais permitem desenvolver contactos com empresas internacionais, ajudando as PME nacionais a diversificar mercados.

A China regista o 2º maior PIB mundial, em termos nominais e situa-se na 1ª posição em número de habitantes. Foi o 14º cliente das exportações portuguesas de bens em 2019, ocupando a 6ª posição ao nível das importações. As exportações situaram-se em 602,8 milhões de euros.

Hong Kong, pela sua dimensão e dinamismo económico, é um mercado desenvolvido e uma das economias mundiais mais competitivas. É uma importante plataforma de entrada de produtos europeus na China Continental, beneficiando do Acordo CEPA.

O Japão tem a 3ª mais poderosa economia mundial, com consumidores sofisticados e com apetência por produtos estrangeiros. É um mercado aberto às importações, fortemente concorrencial e muito rigoroso em termos da qualidade e segurança dos produtos.

Nos últimos anos, a economia de Macau registou um notável desenvolvimento. A abertura das fronteiras da China Continental foram fatores essenciais para a economia macaense registar um crescimento assinalável. Em termos de PIB per capita, o território apresenta dos valores mais elevados da região da Ásia-Pacífico.

A Coreia do Sul tem uma economia de mercado bem alicerçada e recursos humanos altamente qualificados. É um país de forte base industrial e um dos mercados mais abertos do mundo.

Saiba mais


BOW - Business on the Way

Em 2020, o BOW promoveu 13 ações de internacionalização (3 feiras internacionais, 3 missões empresariais, 5 missões virtuais e 2 feiras virtuais) em 22 mercados, tendo envolvido 70 empresas. 

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

O projeto BOW - Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin