Notícias

Apoiar o empreendedorismo jovem no Norte e Centro
AEP lança Desafios 5.0 para promover geração de ideias inovadoras e criativas

A AEP - Associação Empresarial de Portugal lança o programa Desafios 5.0 para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país, contribuindo para consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder a desafios sociais e societais.

Através de ações que informam e capacitam jovens empreendedores, o programa Desafios 5.0 pretende orientar num quadro de inovação e de resposta aos atuais desafios económicos e sociais.

Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “os jovens são, desde sempre, uma das apostas estratégicas da associação. Quando juntamos jovens com empreendedorismo estamos a construir o futuro do país e dos nossos filhos”.

“Com este programa, a AEP pretende promover o espírito empreendedor dos jovens do Norte e Centro, regiões que concentram atualmente cerca de 54,29% do tecido empresarial português”, lembra o presidente da AEP.

No âmbito do Desafios 5.0 serão lançadas três ações - que são a força motriz do projeto, uma vez que as grandes atividades e os indicadores mais relevantes giram em torno destas - com o objetivo de assegurar a geração de ideias inovadoras, promovendo empreendedorismo qualificado e criativo:
 
  • 1 - CALL FOR IDEAS: Destinada a ideias em fase embrionária, esta ação pretende identificar ideias, projetos e tecnologias mais promissoros em múltiplos contextos. As ideias aprovadas nesta convocatória serão selecionadas para o “Level UP – Programa de pré-aceleração de ideias de negócio”. Esta ação pretende ajudar o empreendedor a compreender melhor a dinâmica do seu negócio, dando início ao seu desenvolvimento, crescimento e posterior aceleração
  • 2 - CALL FOR ACCELERATION: Destinada a startups em fase de constituição, ou mesmo a projetos/ideias que se encontrem numa fase mais desenvolvida, esta ação procura identificar os projetos e as tecnologias mais promissoras, em múltiplos contextos. As ideias aprovadas nesta convocatória serão selecionadas para a participação na “Rise UP – Programa de Capacitação/Aceleração”. Esta ação tem como objetivo preparar e capacitar empreendedores e startups em fase de pré constituição em áreas e qualificações específicas, com um acompanhamento diferenciado, incluindo uma componente de mentoria com players de relevo.
  • 3 - CALL FOR NEEDS: Destinada às empresas empreendedoras e com espírito de mudança. Esta ação pretende recolher manifestações de interesse de empresas e/ou empresários maduros, interessados em introduzir e/ou trabalhar processos de inovação. Esta ação desafia as empresas candidatas a participarem em atividades de matchmaking para a identificação e posterior parceria com empreendedores inovadores.

As inscrições poderão ser feitas AQUI.

Para além das abordagens a temas genéricos e transversais a todos os setores da sociedade, o programa Desafios 5.0 irá debruçar-se sobre áreas como saúde, alterações demográficas e bem-estar; segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis; energia segura, não poluente e eficiente; transportes inteligentes, ecológicos e integrados; ação climática, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas; Europa num mundo em mudança e sociedades seguras. 

O programa Desafios 5.0 é uma iniciativa da AEP financiada pelo COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Conta, também, com o apoio institucional de empresários de referência, startups, entidades do sistema científico e tecnológico não empresarial, administração pública, municípios e, ainda, outras associações empresariais.

Veja o comunicado de imprensa

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin