Notícias

AEP tem três novos sócios honorários
Uma instituição e duas personalidades distinguidas pelo contributo em prol da economia e do país

A Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Luís Mira Amaral e Ludgero Marques são os novos sócios honorários da AEP. Trata-se da mais alta distinção outorgada pela AEP, atribuída pelo Conselho Geral a instituições e personalidades que se destacaram pelo seu contributo em prol da economia e do país. Este ano, o Conselho Geral da AEP, reunido a 18 de maio, aprovou por unanimidade e aclamação a atribuição da categoria de sócio honorário à instituição e às duas personalidades referidas, tendo os Diplomas sido entregues ontem, 18 de outubro, em cerimónia realizada na Fundação AEP.

A Universidade Católica Portuguesa iniciou as suas atividades no Porto em 1978 e ao longo de mais de quatro décadas tornou-se numa referência incontornável na formação de quadros empresariais, distinguindo-se pela qualidade e excelência do seu ensino. Desde cedo criou uma forte ligação à comunidade empresarial, tendo constituído em 1992, juntamente com a AEP, a escola de negócios hoje designada Católica Porto Business School. A Presidente do Centro Regional do Porto, Isabel Braga da Cruz, recebeu o Diploma.

Luís Mira Amaral tornou-se numa figura pública devido sobretudo à sua participação no X, XI e XII Governos Constitucionais, onde ocupou as pastas de Ministro do Trabalho e Segurança Social e de Ministro da Indústria e Energia. A sua passagem pelo governo ficou registada pela comunidade empresarial portuguesa associada a períodos de crescimento e de grande evolução, sendo reconhecido pela AEP como um governante que ouviu, estimulou e promoveu as empresas portuguesas. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e mestre em Economia, ao longo da sua carreira ocupou cargos enquanto engenheiro, mas também nas áreas da gestão e das finanças, tendo presidido a instituições como a Caixa Geral de Depósitos ou o Banco Bic, destacando-se também no plano da docência universitária.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto, Ludgero Marques é um empresário, ou “patrão”, como gosta de dizer, com uma intensa atividade profissional e no plano do associativismo empresarial no currículo. Foi presidente de diversas empresas, entre as quais a “sua Cifial”, sendo igualmente um dirigente associativo que marcou as instituições por onde passou, como a Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos do Norte, a Associação Portuguesa dos Industriais de Ferragens, a CIP, e a presidência, entre 1985 e 2008, da Associação Industrial Portuense hoje Associação Empresarial de Portugal.  Durante a sua presidência, esta associação registou um enorme crescimento, tendo evoluído para a profissionalização dos seus serviços, com destaque para a formação e a internacionalização. Foi neste período que se construiu a Exponor em Matosinhos, uma referência incontornável para a região e o país. Não podendo estar presente por razões de saúde, o Diploma de Sócio Honorário da AEP foi recebido pela sua filha, Luísa Marques.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin