Notícias

AEP mais sustentável com a Ecoinside
Projeto de energias renováveis e mobilidade elétrica arranca em setembro

A AEP – Associação Empresarial de Portugal arranca, em setembro, com a instalação de painéis solares e de postos de mobilidade elétrica no seu Edifício de Serviços, em Leça da Palmeira.

A empreitada, fruto de uma parceria com a empresa sua associada, Ecoinside, uma tecnológica de energias renováveis, para além de marcar o arranque da estratégia de sustentabilidade da AEP para a próxima década, vai permitir que a energia gerada pela central fotovoltaica vá suprir em 45% as necessidades energéticas do edifício, que alberga vários serviços para as empresas e largas dezenas de colaboradores.

Para financiar o projeto, a Ecoinside recorreu ao fundo de investimento de capitais próprios, que soma 15 milhões de euros, estreado em 2020, e que tem como propósito apoiar as empresas, associações e autarquias portuguesas na transição energética e na redução de consumo de energia elétrica.

A empreitada tem uma duração estimada de 3 meses e prevê a instalação de dois tipos de carregadores para veículos elétricos - um posto Ultra-Rápido (120KW), único na região, com ligação à rede MOBI.E e um carregador privado para utilização da AEP - e a instalação de 365 painéis solares no parque automóvel do edifício.

O desenvolvimento deste projeto marca, também, a estreia da Ecoinside enquanto Operador de Postos de Carregamento (OPC), passando a integrar a rede nacional de postos de carregamento de viaturas elétricas, MOBI.E. 

Para Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, “este projeto marca o arranque da implementação da estratégia de sustentabilidade, promoção da economia circular e transição energética que faz necessariamente parte do futuro da AEP. É neste sentido que nos vinculámos a um dos nossos associados, a Ecoinside, para instalarmos novas tecnologias que nos vão permitir diminuir o nosso impacto ambiental e contribuir para a construção de um futuro mais verde”. Já António Cunha Pereira, CEO da Ecoinside, realça que “é com enorme satisfação que vemos o nosso fundo de investimento a ser utilizado numa associação empresarial com um enorme peso na economia nacional. Este projeto é muito importante, não só pela questão da diminuição da pegada ecológica das operações da associação, como por ser o primeiro projeto em que a Ecoinside tem a possibilidade de se afirmar enquanto OPC. Este é um perfeito exemplo daquilo que empresas e associações podem fazer juntas pela construção de um futuro melhor para todos”

A Ecoinside nasceu em 2006, no Porto, e é uma tecnológica especializada em soluções de energias renováveis, eficiência energética e sustentabilidade. Com um portfólio de mais de 200 clientes, a Ecoinside tem registado um crescimento sustentável ao longo dos seus 15 anos de existência, tendo em 2019 registado um volume de negócios anual superior a 2 milhões de euros.


Veja o comunicado de imprensa
 

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin