Notícias

AEP homenageou nove associados
Empresas completaram 75 e 50 anos de filiação

Em cerimónia realizada a 18 de outubro na Fundação AEP, foram distinguidas nove empresas que completaram 75 e 50 anos enquanto associadas da AEP

Com 75 anos, foram homenageadas a Amorim & Irmãos - agora designada Amorim Cork -, a Empresa de Lousas de Valongo, a Sociedade dos Vinhos Borges e a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (Real Companhia Velha). Já com 50 anos de filiação, a AEP distinguiu as associadas João Vieira de Campos, Silampos - Sociedade Industrial de Louça Metálica Campos, Simoldes, Moldoplástico e Arsopi - Indústrias Metalúrgicas Arlindo S. Pinho. 

Nas palavras do presidente, Luís Miguel Ribeiro, "para uma instituição com 172 anos é sempre importante rejuvenescer a sua relação de associados e apoiar as empresas que estão a nascer, mas é igualmente importante destacar as referências que, ao longo dos anos, fizeram e fazem a história da AEP".


75 anos de filiação AEP:

Empresas com 75 anos de filiação AEP
  • A Amorim & Irmãos, S.A., agora designada Amorim Cork, S.A, é a associado nº 1019, admitida em 18 de fevereiro de 1946. Fundada em 1870, a empresa é hoje o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, contribuindo fortemente para a inovação e para a sustentabilidade de toda a fileira da cortiça. Como sócio da AEP, ocupou por diversas vezes cargos nos Órgãos Sociais da Associação. 
  • A Empresa de Lousas de Valongo, S.A. foi admitida como associada da AEP, com o nº 1026, em 18 de setembro de 1946. A empresa extrai a ardósia, encarregando-se de todo o processo de fabrico. Foi fundada em 1865, inicialmente como o propósito de abastecer Inglaterra e os Estados Unidos de ardósia para telhados, pavimentos, revestimentos e pedras para bilhares.
  • A Sociedade dos Vinhos Borges, S.A. é o associado nº 1029 da AEP, admitido em 28 de outubro de 1946. A empresa, fundada em 1884, cedo se transformou numa das principais empresas vitivinícolas nacionais. Reconhecendo que só pela excelência podem os vinhos portugueses afirmar-se no mundo, a Borges desde sempre apostou na qualidade da sua produção, hoje exportada para mais de cinquenta países dos cinco continentes.
  • Associada nº 1031, admitida em 02 de dezembro de 1946, a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro S.A. - Real Companhia Velha - é a mais antiga empresa de vinhos de Portugal, tendo celebrado 265 anos de existência e de atividade ininterrupta ao serviço do Vinho do Porto. Foi instituída por Alvará Régio de D. José I, sendo Primeiro-Ministro o Marquês de Pombal, em 10 de setembro de 1756. Desde 1960 que a Real Companhia Velha é gerida pela família Silva Reis e é proprietária de cinco quintas no Alto Douro Vinhateiro que produzem vinho do Porto e de mesa. Uma empresa associada que, por diversas vezes, ocupou cargos nos Órgãos Sociais da AEP.


50 anos de filiação AEP:

Empresas com 50 anos de filiação AEP

  • João Vieira de Campos, Lda., associada nº 1128, foi admitida em 16 de abril de 1971. A empresa, fundada no Porto em 1963, produz peças de decoração em estanho e dedica-se quase exclusivamente à exportação para mercados como os Estados Unidos (que representam uma parte significativa da atividade da empresa), mas também em toda a Europa. 
  • A Silampos - Sociedade Industrial de Louça Metálica Campos, S.A, foi admitida na AEP a 7 de maio de 1971, com o nº 1132. A empresa, fundada em 1951 em Cesar, em Oliveira de Azeméis, é uma marca incontornável no fabrico de louça para cozinhar em aço inox de elevada qualidade. Líder do mercado em Portugal, exporta para mais de 50 países.
  • Também 7 de maio de 1971, foi admitida a Simoldes - Aços, Lda., com o nº 1130. Fundada em 1959, a Simoldes dedica-se à produção de moldes de injeção, sendo considerada o maior fabricante de moldes do mundo para o setor automóvel.
  • Associada nº 1136, desde 4 de junho de 1971, a Moldoplástico, S.Adesde 1955 que se dedica a produzir moldes para todo o mundo a partir de Oliveira de Azeméis, fornecendo serviços desde o design ao projeto e à fabricação. É também uma referência nacional no fabrico de moldes.
  • A Arsopi - Indústrias Metalúrgicas Arlindo S. Pinho, Lda., associada nº 1138 desde 24 de setembro de 1971, foi fundada em 1942, em Vale de Cambra, por Arlindo Soares de Pinho. Produz equipamentos em aço, titânio, alumínio e outros materiais, destinados essencialmente para as áreas de lacticínios, vinhos e outras bebidas, química e petroquímica. 

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin