Notícias

AEP e IEFP lançam CESAE DIGITAL
Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais prossegue tarefa iniciada em 1985

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciaram a 10 de julho o lançamento do CESAE DIGITAL – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, um novo Centro Protocolar de Formação Profissional orientado para os novos desígnios da Transformação Digital e da Qualificação de Pessoas e Organizações em Competências Digitais.

De acordo com o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “o CESAE DIGITAL tem por missão prosseguir a tarefa iniciada em 1985, (data da criação do CESAI – Centro de Formação Profissional em Informática) por entidades anteriores ao serviço da Inovação e do Conhecimento, antevendo o enorme potencial que viria a ter a área da Informática”. E acrescenta que “com o lançamento do CESAE DIGITAL renova-se esta parceria estratégica para dinamização das políticas públicas de transformação digital da economia portuguesa, através da capacitação e requalificação das competências digitais dos cidadãos em geral e dos ativos empregados e desempregados em particular, revitalizando assim o seu potencial de intervenção na sociedade de conhecimento e na digitalização da economia”.

Na apresentação do CESAE DIGITAL, o Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, salientou que “nestes 35 anos de história de sucesso, o CESAE soube consolidar o seu caminho de forma a ocupar, por direito próprio, o seu espaço como centro protocolar pioneiro na formação de competências nas áreas tecnológicas e o primeiro da rede de centros de formação transversal aos diversos setores económicos”.

Para a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que encerrou a sessão por vídeo conferência, “a Formação é uma necessidade absoluta na atual pandemia, por isso o CESAE DIGITAL chega na hora certa para dar o seu contributo, apoiando o tecido empresarial e defendendo o emprego.”

O CESAE foi das primeiras entidades formadoras a colocar toda a sua oferta formativa em plataformas online durante a fase crítica da pandemia, mantendo uma oferta mista com resultados muito satisfatórios do ponto de vista da procura e da sua realização. 

As ações são garantidas pelo CESAE DIGITAL em regime misto (presencial e à distância), sempre com grupos reduzidos e com respeito pelas regras e protocolos de segurança e de distanciamento social, na formação presencial. 


Amplo plano de ações a  realizar até ao final do ano

Com uma equipa com mais de 200 formadores no ativo, o CESAE DIGITAL prevê alcançar este ano cerca de 1.650 formandos, dos quais 200 serão adultos desempregados e 450 oriundos de empresas. Para estas, há também um projeto de formação-ação, a decorrer até 2021, que deverá envolver um total 200 empresas.

O CESAE DIGITAL tem já em curso dez ações de formação, com 950 horas de duração cada, em diversas áreas profissionais, na região Norte e Centro do País, dirigidas a profissionais qualificados em tecnologias digitais e profissões que respondam aos desafios da Transformação Digital nas organizações:
 
  • Profissional em Web Developer & Mobile;
  • Profissional em Marketing Digital; 
  • Profissional em Digital Office (6 ações); 
  • Profissional de Graphic Design & Social Media;
  • Profissional de Marketing Digital em turismo.

Paralelamente, vai promover ainda este ano ações de aprendizagem de dupla certificação para jovens e manterá a atividade do CENTRO QUALIFICA, em parceria com empresas na certificação de adultos, cumprindo a missão de aumentar os níveis habilitacionais da nossa população ativa. Estão previstos Cursos de Especialização Tecnológicos (CETS), ações para a Inclusão Social e outras que resultem da crise pandémica e do previsível aumento do número de desempregados.

Para além da sua vocação histórica para intervenção nas PME, o CESAE DIGITAL promove ações de Formação-Empresa e Assistência Técnica em organizações de maior dimensão como Câmaras, Empresas Municipais, Unidades Hospitalares e Empresas industriais.

Recorde-se que o CESAE DIGITAL nasceu no âmbito de um memorando de entendimento, celebrado em 2019 entre o Ministério do Trabalho e a AEP, que transformou o CESAE (www.cesae.pt ) num Centro Protocolar de Formação Profissional focado nos novos desígnios da Transformação Digital e da Qualificação de Pessoas e Organizações em Competências Digitais.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin