Notícias

AEP com missão empresarial à Costa do Marfim
Programa prevê ampla agenda de reuniões empresariais e institucionais

A AEP – Associação Empresarial de Portugal parte, este fim-de-semana, com um grupo de empresas portuguesas de diversos setores de atividade, numa missão empresarial à Costa do Marfim. 

A decorrer entre 7 e 13 de março, a missão é organizada em parceria com a Embaixada da Costa do Marfim em Portugal. Integra as empresas BERD (Engenharia), Politejo (Soluções termoplásticas para redes de infraestruturas), Tojalmar (Pedras naturais), Mistolin (Indústria Química), European Sky (Colchões) e Rico Gado (Rações e Consultoria Agroalimentar), que vão manter reuniões com entidades e empresas locais, num mercado que apresenta oportunidades em áreas tão diversas como construção, maquinaria e ferramentas, turismo, novas tecnologias, energias renováveis, bens alimentares, produtos farmacêuticos e hospitalares.

A 8 de março, a comitiva portuguesa vai visitar Grand-Bassam, uma cidade a leste de Abidjan, integrando o programa organizado pela Embaixada da Costa do Marfim em Portugal, e será recebida pelo Rei de Bassam. No dia seguinte, estão previstas reuniões de caráter mais institucional, nos Ministérios do Ensino Superior, dos Transportes e da Construção, Habitação e Urbanismo, e para os três últimos dias o programa da AEP tem previstas reuniões B2B em Abidjan e noutras cidades, conforme o interesse individual de cada empresa.  

Esta é a 4ª vez que a AEP organiza uma missão empresarial à Costa do Marfim. A primeira foi em 2016 e a segunda em 2017. Em 2018, o programa da missão incluiu também o Gana.

Em Portugal, a AEP organizou, em 2016, o Fórum de Negócios Portugal-Costa do Marfim e, no ano seguinte, acompanhou a visita a Lisboa do presidente da Costa do Marfim.

A Costa do Marfim é um mercado com cerca de 20 milhões de habitantes. Em 2016 foi o país de África Ocidental que mais cresceu e para este ano prevê-se um crescimento do PIB na ordem 7%. Pertence à CEDEAO, organização regional de integração económica dos países da África Ocidental, que compreende cerca de 230 milhões de consumidores, e é membro da UEMOA – União Económica e Monetária da África Ocidental, iniciativa sub-regional de integração, ao abrigo da qual foram eliminados os direitos aduaneiros aplicados às trocas comerciais, partilhando uma moeda única (Franco CFA) entre os seus membros (Benim, Burkina Faso, Camarões, Mali, Níger, Senegal e Togo).

BOW - Business on the Way

A missão empresarial à Costa do Marfim é uma das ações do projeto BOW - Business on the Way, iniciativa da Área Internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização. 

Em 2019, a AEP desenvolveu um ambicioso programa para a internacionalização das empresas portuguesas, que contou com 34 ações (missões empresariais, feiras e missões empresariais inversas) em 30 mercados, tendo envolvido mais de 200 empresas. O calendário de ações para 2020 prevê a passagem por 30 mercados, num total de 36 ações (19 feiras, 15 missões e 2 missões inversas).

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin