Notícias

A necessidade imperiosa de reanimar a economia
O artigo de opinião de Luís Miguel Ribeiro no Dinheiro Vivo

A coluna de opinião do presidente da AEP no Dinheiro Vivo de 18 de abril é dedicada à necessidade imperiosa de reanimar a economia. “Importa, o quanto antes, retomar a atividade provocada por este choque simétrico, evitando que revele caraterísticas assimétricas, em função das condições iniciais do país, penalizando os mais endividados, como Portugal”, defende Luís Miguel Ribeiro.

Sublinhando que “a reação da Europa tardou e o apoio anunciado não é, de modo algum, em escala suficiente” e que “a mutualização da dívida, que desejamos, acabou por não avançar, para já”, o presidente da AEP questiona como, no futuro, poderemos financiar a dívida criada para resposta à pandemia. E avança que “as soluções não serão muitas: do lado da despesa pública, penalizar a componente menos rígida, como o investimento, e do lado da receita pressionar a carga fiscal”

“Mais cedo do que tarde, as empresas serão chamadas a sustentar os efeitos negativos de uma crise relativamente à qual foram completamente alheias, o que é absolutamente indesejável”, considera Luís Miguel Ribeiro. E adianta que “em conciliação com a vertente da saúde pública, o relançamento da economia terá de ser em diversas frentes”, destacando “o foco na reindustrialização do país”

“Multiplicam-se os exemplos da enorme capacidade de adaptação da nossa indústria, reorientando a sua produção para segmentos que jamais havia experimentado” continua o presidente da AEP. “Com sucesso, deu uma resposta imediata às necessidades emergentes do país, impedindo ainda uma maior destruição de riqueza. Os empresários e os trabalhadores portugueses (dentro e fora do país) continuam a dar provas do seu inigualável “ADN”, da sua enorme capacidade de resiliência perante situações muito difíceis”, afirma Luís Miguel Ribeiro.

Outro foco destacado pelo presidente da AEP “deve ser a (re)qualificação da população para o digital”. Já crucial antes desta pandemia, é agora incontornável.

Veja aqui o artigo na íntegra

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin