A AEP, com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, está a organizar a participação nacional na Feira GULFOOD 2021, que terá lugar no Dubai – Emiratos Árabes Unidos, entre os dias 21 a 25 de fevereiro de 2021.
A feira GULFOOD, 26ª edição, constitui o maior certame de toda a região do Médio Oriente e uma das mais importantes a nível mundial para a Fileira Alimentar & Bebidas. Com uma elevada taxa de crescimento nas edições anteriores, contou em 2020 com mais de 5.000 expositores provenientes de 120 países, e com mais de 92.900 visitantes profissionais de 186 nações.
- Porquê participar?
. O valor do sector alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais, sendo que nos mercados do GCC este número ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores.
. Importante papel do Dubai enquanto plataforma logística para outros mercados, reexportando para outros destinos cerca de 70% dos produtos importados, com particular destaque para os restantes países do Golfo, mas também para as antigas Republicas Soviéticas, o Irão, subcontinente Indiano, e países do leste Africano.
. Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal HORECA absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do sector.
. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares.
Neste contexto, a AEP convida as empresas a participarem nesta ação, para a qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição. Ação com financiamento de 50% dos custos elegíveis no âmbito do PORTUGAL2020 | COMPETE 2020 e do Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.
COVID-19 – Atendendo à situação de pandemia que se vive a nível global, poder-se-á verificar alterações ao programa da ação. A AEP efetuará uma constante monitorização do evoluir da situação junto das entidades organizadoras e autoridades oficiais e procederá à implementação das medidas necessárias e adequadas de acordo com a realidade que se venha a verificar durante o período que antecede o evento e a sua realização.