A AEP está a organizar uma Missão Virtual à Asia Oriental para os mercados da China, Hong Kong, Japão, Macau e Coreia do Sul. Com o objetivo de promover a Economia Nacional e por contexto as exportações portuguesas para esta região do globo, foram identificadas oportunidades para os setores agroalimentar e bebidas, indústria e serviços, vinhos, cerâmica, cortiça, TIC.
Identificaremos potenciais parceiros e proporcionaremos o agendamento de reuniões B2B com empresas e instituições dos mercados alvos.
De 18 a 29 de janeiro, as empresas participantes poderão realizar 6 reuniões no total dos cinco mercados, que no seu conjunto contam com cerca de 1500 milhões de consumidores, cerca de 20% da população mundial.
- Porquê a Ásia Oriental?
A China regista o 2º maior PIB mundial, em termos nominais e situa-se na 1ª posição em número de habitantes. Foi o 14º cliente das exportações portuguesas de bens em 2019, ocupando a 6ª posição ao nível das importações. As exportações situaram-se em 602,8 milhões de euros.
Hong Kong pela sua dimensão e dinamismo económico, é um mercado muito desenvolvido e uma das economias mundiais mais competitivas. É uma importante plataforma de entrada de produtos europeus na China Continental, beneficiando do Acordo CEPA.
O Japão tem a 3ª mais poderosa economia mundial, com consumidores sofisticados, que têm grande apetência por produtos estrangeiros. Trata-se de um mercado francamente aberto às importações, e consequentemente, fortemente concorrencial, sendo muito rigoroso em termos da qualidade e segurança dos produtos.
A economia de Macau registou nos últimos anos um notável desenvolvimento. A abertura das fronteiras da China Continental, constituíram fatores essenciais para que a economia Macaense registasse um crescimento assinalável. Em termos de PIB per capita, o território apresenta dos valores mais elevados da região da Ásia-Pacífico.
A Coreia do Sul tem uma economia de mercado bem alicerçada e recursos humanos altamente qualificados. Trata-se de um país de forte base industrial. É um dos mercados mais abertos do mundo, sendo naturalmente bastante concorrencial.
Participe nesta ação desenvolvida no âmbito do PORTUGAL 2020 e COMPETE 2020com financiamento a 50% dos custos elegíveis.