Eventos

De 25 a 29 de outubro de 2021 - Taskent

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, encontra-se a promover a 2ª Missão Empresarial ao Uzbequistão, que se realizará entre os dias 25 e 29 de outubro de 2021. Esta missão, multissectorial, terá como o objetivo facultar às empresas portuguesas o contacto com empresas locais compradoras/importadoras e outras entidades, através de reuniões previamente agendadas de acordo com o perfil de cada participante.
 
Inclui, adicionalmente e num formato inovador, a possibilidade de visita (opcional) a 4 certames especializados que terão lugar em Tashkent, no principal Parque Nacional de Exposições “Uzexpocentre”, entre os dias 27 e 29 de outubro:
 . Food Week & HORECA Uzbekistan 2021 (alimentação & bebidas, indústria alimentar)
. UzStroyExpo 2021 (construção, materiais de construção e acabamento)
. Agri Tek Uzbekistan 2021 (tecnologia e suprimentos agrícolas)
. UzEnergyExpo 2021 (economia de energia, engenharia elétrica, tecnologia de iluminação, cabos, etc.)
 
O Uzbequistão, é hoje, sinónimo de estabilidade política e social, desenvolvimento dinâmico e confiança no futuro. Salienta-se a coerência das reformas em todos os domínios da vida pública e política, sendo o 3.º Estado mais populoso do espaço pós-soviético (34 milhões de hab.) e o maior mercado localizado na Ásia Central. Conhecido como um dos líderes mundiais na produção e exportação de algodão e o 8º maior produtor de ouro do mundo, também possui reservas impressionantes de cobre, molibdénio, prata e urânio.

Com as crises sanitária e económica, a cotação do ouro disparou em 2020, tendo a sua valorização acumulada atingido 56,2%. Este dado possibilitou consolidar as reservas nacionais de ouro, equilibrar o balanço de comércio externo e atenuar as consequências da pandemia, sendo que as atuais reservas nacionais de ouro permitem financiar 16 meses de importações.
  
Porquê o mercado do Uzbequistão: 
. Economia mais diversificada na Ásia Central;
. Estabilidade política e social;
. Uma considerável capacidade de mercado, incluindo o mercado de consumo doméstico, com uma grande dependência das importações;
. Um alto potencial de crescimento da procura e das importações;
. A população aumentou em 6,4 milhões nos últimos 10 anos, estando previsto atingir 37 milhões de habitantes, em 2030 (UNICEF);
. O país pretende estreitar relações comerciais com os países da EU;
. Quadro de garantias legais e proteções para os investidores estrangeiros.
. Proximidade dos mercados da CEI (Comunidade dos Estados Independentes);
. Status de “Estado Observador” na União Económica Euroasiática;
. Benefícios fiscais e aduaneiros;
. Crescimento real do PIB de 6;2 %, no 1º semestre de 2021, contra 1,1% e 6%, respetivamente, nos períodos homólogos de 2020 e 2019.

Setores de maior interesse:
. Tecnologias de Saúde e Produtos Farmacêuticos;
. Alimentação e Bebidas;
. Produtos químicos, petroquímicos, plásticos, borracha e compósitos;
. Equipamentos Industriais e suprimentos;
. Materiais de Construção e acabamentos;
. Energias renováveis;
. Informação e Comunicação;
. Produtos químicos domésticos e outros artigos para o lar;
. Produtos de beleza e higiene pessoal;
. Mobiliário doméstico;
. Processamento e Embalagem de Alimentos;
. Calçado;
. Artigos domésticos, elétricos e desportivos e outros bens de consumo;
. Madeira e Cortiça;
. Turismo, entre outros.
 
Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco, e com um acompanhamento personalizado, perceber as potencialidades que este país proporciona, fazendo assim uma efetiva prospeção de mercado. O principal desafio dos empresários portugueses consiste em encontrar os parceiros locais certos, entre representantes, distribuidores e empresas para joint ventures.
 
Assim, convidamos as empresas a integrar a representação portuguesa e a participar nesta ação, para a qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição. Ação no âmbito do programa PORTUGAL2020 | COMPETE 2020, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Consulte as Condições de Participação.
 
Prazo de inscrição: 17 de setembro de 2021.
 
Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Departamento Internacional
Diana Demídova - Gestora de Mercado
Tel: +351 22 998 1781 | Tlm: +351 96 178 64 39 | diana.demidova@aeportugal.pt

COVID-19 - Atendendo à situação de pandemia que se vive a nível global, poderá haver alterações ao programa da ação. A AEP efetuará uma constante monitorização do evoluir da situação junto das entidades organizadoras e autoridades oficiais e procederá à implementação das medidas necessárias e adequadas, de acordo com a realidade que se venha a verificar durante o período que antecede o evento e a sua realização.

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin