Missão Empresarial ao Azerbaijão

Em campanha
Missão Empresarial ao Azerbaijão
Datas 30 de maio a 3 de junho 2022
Local Baku
Preço Ação desenvolvida no âmbito do programa PORTUGAL2020 e Compete2020com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Prazo de inscrição: até 29 de abril 2022
Missão Empresarial ao Azerbaijão

A AEP, com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, está a organizar a sua 3ª Missão Empresarial ao Azerbaijão que se realiza de 30 de maio a 3 de junho 2022.

Eventos como o Festival da Eurovisão de 2012, o Europeu de Futebol em 2020 e a Fórmula 1 Azerbaijan Grand Prix 2021, despertaram o mundo para a nova realidade deste país, apelidado de “Terra do Fogo”.

Num contexto em que a Europa procura diminuir a sua dependência energética face à Rússia, procurando alternativas de fornecimento e distribuição - o Azerbaijão (por força dos seus vastos recursos de petróleo e gás natural e posicionamento geoestratégico) surge como alternativa privilegiada.

O Azerbaijão está na 28.ª posição (à frente de alguns países da UE) do ranking "Doing Business 2020" (retificado), que avaliou 191 países.

Em 2021, o Azerbaijão registou um crescimento real do PIB de 5,6%, tendo o sector não energético crescido 7,2% e as importações, 6,7%.

Ao longo do período 2016-2020 verificou-se um crescimento médio anual das exportações portuguesas para o Azerbaijão de 14,6%, destacando-se Máquinas e Aparelhos, Têxteis, Madeira e Cortiça, Produtos Agrícolas e Plásticos e Borracha.

Alimentado por um forte sector primário, o país investe, agora, na criação e modernização de infraestruturas, potenciando o desenvolvimento de outros sectores da economia, e em especial o da construção civil.

O Governo azeri prevê investir US$ 59 mil milhões para a reconstrução de Nagorno-Karabakh segundo o conceito de “cidades e vilas inteligentes” com base no princípio da energia verde. A realização do projeto passa pela construção e equipamento completo de parques agrícolas, tecnológicos, industriais e logísticos, hospitalares e educativos, habitação, aeroportos, vias rodoviárias e ferroviárias, pontes, túneis e outras infraestruturas num território superior a duas vezes a superfície do Algarve.

Este é um projeto que, pela sua especificidade, tem um grande potencial para o desenvolvimento da agricultura e indústria de transformação, indústria mineira, alimentar, criativa, metalúrgica, produção de malhas, ecoturismo e energia renovável.

Este ambicioso Programa, que adquiriu a dimensão da nova Ideia Nacional, gera inúmeras oportunidades de negócios.
 
Porquê o Azerbaijão?
  • Porque dispõe de uma localização geográfica importante, servindo de corredor entre a Europa e a Ásia;
  • É um país com necessidades de industrialização e de desenvolvimento das infraestruturas;
  • Dispõe de projetos de grande dimensão abertos aos estrangeiros;
  • Tem um regime fiscal favorável às empresas e uma baixa carga burocrática;
  • Dispõe de diversos incentivos ao investimento estrangeiro e às empresas;
  • Desde 2009 que o Azerbaijão aumenta as suas importações.
Através desta Missão, as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco, e com um acompanhamento personalizado, perceber as potencialidades que o Azerbaijão proporciona, fazendo assim uma efetiva prospeção de mercado.

O principal desafio dos empresários portugueses consiste em encontrar os parceiros locais certos, entre representantes, distribuidores e empresas para joint ventures.
  
Neste contexto, convidamos as empresas a participar nesta ação desenvolvida no âmbito do programa PORTUGAL2020 e Compete2020, Programa Operacional da Competitividade e internacionalização, Eixo II – Projetos conjuntos – Internacionalização.
 
Prazo de inscrição: até 29 abril 2022  

 
COVID-19 – Atendendo à situação de pandemia que se vive a nível global, poderão ocorrer alterações ao programa da ação. A AEP efetuará uma constante monitorização do evoluir da situação junto das entidades organizadoras e autoridades oficiais e procederá à implementação das medidas necessárias e adequadas à realidade que se venha a verificar no período que antecede o evento e durante a sua realização.
Saiba como participar

AEP - Associação Empresarial de Portugal
Departamento Internacional
Diana Demídova 
Gestora de Mercados 
Tel: +351 22 998 1777 | Tlm: +351 96 178 64 39
diana.demidova@aeportugal.pt