Eventos

Outubro 2020 - Data a definir

Ação adiada para outubro - Data a definir

A AEP, no âmbito do PT 2020, com a colaboração da Enterprise Europe Network, e com o objectivo claro de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, está a organizar uma Missão Empresarial à Sérvia e Croácia, em outubro, com data a definir.
 
Saiba porque deve fazer parte desta Missão!
- A estrutura das expedições portuguesas com destino à Sérvia e à Croácia tem registado uma assinalável diversificação, sobretudo devido aos produtos dos grupos das máquinas e aparelhos, veículos e outro material de transporte; plásticos e borracha; agroflorestal; matérias têxteis, pastas celulósicas e papel, materiais de construção, bem como madeira e cortiça e produtos químicos e farmacêuticos, que têm assumido o papel dos principais produtos vendidos para aqueles dois mercados.
- O crescente poder de compra tem impulsionado o consumo de produtos de moda, calçado, habitat (mobiliário e iluminação segmento premium), peles e couros, pedras e metais preciosos, brinquedos, obras de arte; alimentação, com destaque para produtos como o óleo, azeite, azeitonas, mariscos, carne suína, doces, vinhos e produtos gourmet, entre outros.
- Outras áreas potenciais de cooperação entre Sérvia, Croácia e Portugal são o turismo, tecnologias para agricultura; TICs e atividades de investigação e desenvolvimento, bem como a produção de energia renovável, valorização de resíduos ou a indústria de processamento de alimentos.
- Situadas no coração do sudeste europeu, nas rotas de transporte mais importantes que conectam a Europa e a Ásia, a Sérvia e a Croácia beneficiam de uma localização que lhes confere relevância estratégica e potencial de futuro.
 
Estes países funcionam como uma importante plataforma para outros mercados, nomeadamente dos países dos Balcãs Ocidentais, outrora membros da Jugoslávia, com os seus cerca de 21 milhões de habitantes, e da União Económica Euroasiática – UEE, com a qual a Sérvia celebrou recentemente um acordo de comércio livre, tratando-se da maior associação económica integrada e o maior mercado do espaço pós-soviético (abrangendo a Rússia, a Belarus, o Cazaquistão, a Arménia e o Quirguistão), com uma população superior a 190 milhões de habitantes.
 
- A Croácia converteu-se, em Junho de 2013, no 28º Estado membro da União Europeia (até à data, o último país a aderir), sendo que a Sérvia também já solicitou o seu pedido de adesão à UE, estando o processo de adesão numa fase bastante avançada.
 
Não perca esta oportunidade!
Pretende-se aproveitar a proximidade geográfica entre Belgrado e Zagreb para possibilitar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com o tecido empresarial da Sérvia e Croácia, através de reuniões previamente agendadas com empresas compradoras/importadoras e outras entidades, de acordo com o perfil de cada participante.
 
Segundo dados publicados pelo INE em 2018, o número de empresas portuguesas exportadoras para a Sérvia foi de 231 e para a Croácia de 348.
 
Programa Empresarial
 
- Opção Sérvia + Croácia:
Dia 31 de Maio (Domingo) - Partida Porto ou Lisboa / Belgrado
Dia 1 de Junho - Reuniões B2B em Belgrado
Dia 2 de Junho - Reuniões B2B em Belgrado
Dia 3 de Junho - Reuniões B2B em Belgrado| Voo Belgrado – Zagreb à noite
Dia 4 de Junho - Reuniões B2B em Zagreb
Dia 5 de Junho – Reuniões B2B em Zagreb:
Dia 6 de Junho (Sábado): Regresso Zagreb / Porto ou Lisboa
 
- Opção só Sérvia:
Dia 31 de Maio (Domingo) - Partida Porto ou Lisboa / Belgrado
Dia 1 de Junho - Reuniões B2B em Belgrado
Dia 2 de Junho - Reuniões B2B em Belgrado
Dia 3 de Junho - Reuniões B2B em Belgrado
Dia 4 de Junho (Quinta-feira): Regresso Belgrado / Porto ou Lisboa
Através desta Missão as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco, e com apoio local de proximidade, perceber as potencialidades que estes países proporcionam, fazendo assim uma mais eficaz prospeção de mercado. Esta ação é aberta a todos os setores de atividade.
 
Neste contexto, a AEP convida as empresas a participarem neste evento, para o qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição. Ação com financiamento de 50% dos custos elegíveis no âmbito do PORTUGAL2020 | COMPETE 2020.
 
PRAZO DE INSCRIÇÃO: até ao dia 8 setembro de 2020. Inscrições limitadas, aceites por ordem de chegada.

NOTACOVID 19 - Atendendo à situação de pandemia que se vive a nível global, poderá haver alterações ao programa da ação. A AEP efetuará uma constante monitorização do evoluir da situação junto das entidades organizadoras e autoridades oficiais e procederá à implementação das medidas necessárias e adequadas, de acordo com a realidade que se venha a verificar durante o período que antecede o evento e a sua realização.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP Internacional
Diana Demídova
Gestora de Mercados Internacionais
Tel.: + 351 22 998 17 77 ou através do E-mail.
 

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin