Arquivo

De 16 a 20 de setembro | Minsk

A AEP, com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, está a organizar uma Missão Empresarial à Bielorrússia, entre os dias 16 e 20 de setembro de 2019.
Esta Missão tem a possibilidade de visita ou participação no Fórum Industrial Bielorrusso 2019, o maior certame tecnológico internacional daquele país, que conta com o patrocínio do Governo da Bielorrússia.
 
- Porquê a Bielorrússia?
1º - Porque se trata de um país no coração de Europa com 9,5 milhões de consumidores, 80% pertencentes à classe média;
2º - A Bielorrússia pretende diversificar os seus parceiros de importação e reduzir o grau de dependência do seu vizinho russo, estando neste momento a voltar-se para a União Europeia em busca de novos fornecedores;
3º - Em 2018, o volume de negócios entre a Bielorrússia e a União Europeia, o seu 2º parceiro comercial a seguir à Rússia, cresceu 19,6%, tendo atingido 17,3 mil milhões de dólares dos quais 7,1 mil milhões de euros correspondem às importações bielorrussas da EU.
 
A Bielorrússia é, hoje, um dos mercados economicamente mais atrativos do Leste Europeu, tendo em conta os seguintes fatores:
- Estabilidade política, economia aberta; impostos baixos;
- Uma considerável capacidade de mercado, incluindo o mercado de consumo, com uma grande dependência das importações;
- Uma posição geográfica privilegiada e ampla infraestrutura de transportes;
- Um nível, relativamente baixo de corrupção;
- Relativa facilidade de trâmites aduaneiros e procedimentos de licenciamento;
- Baixo preço de entrada de mercadorias no mercado interno;
- Setor bancário e infraestrutura desenvolvidos;
- Ausência de criminalidade organizada;
 
A especificidade da estrutura de despesas das famílias na Bielorrússia (baixos preços de serviços comunitários; transportes públicos, gasolina e educação), permite a uma família média bielorrussa ter o mesmo nível de consumo de uma família eslovaca ou lituana, e 2 vezes superior ao de uma família ucraniana.
 
- Bielorrússia: uma plataforma para internacionalização:
Não menos relevante é o facto da Bielorrússia se assumir como uma importante plataforma para outros mercados, nomeadamente, no que respeita ao livre acesso aos mercados da Rússia, do Cazaquistão e da Arménia.

Esta situação tornou-se possível a 1 de janeiro de 2015, com a entrada em vigor da União Económica Euro-Asiática – UEEA, a maior associação económica integrada e o maior mercado do espaço pós-soviético, abrangendo uma população superior a 190 milhões de habitantes e uma área de quase 20,5 milhões de km2.
O país apresenta, agora, interessantes oportunidades de negócios em sectores onde Portugal tem potencial para consolidar a sua presença no mercado ou entrar com os seus produtos de qualidade.
 
O Fórum Industrial Bielorrusso 2019, a decorrer em simultâneo com a Missão que estamos a organizar, engloba 4 certames:
- TechInnoProm: Promoção de produtos, tecnologias e equipamentos industriais inovadores para mercados regionais e internacionais;
- ProWeld: Certame de Soldadura Profissional;
- Chemistry. Oil & Gas: Atualização de conhecimentos dos profissionais do sector sobre o estado do mercado de tecnologia química, bem como para promoção de desenvolvimentos científicos e técnicos promissores no campo da química e ecologia, produção, processamento e transporte de petróleo e gás;
- PLASTEC: International Exhibition of Polymer Materials, Equipment and Technologies.
 
A participação na “Missão Empresarial à Bielorrússia 2019” possibilitará às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com o tecido empresarial bielorrusso, tanto através de reuniões previamente agendadas com empresas compradoras/importadoras e outras entidades, de acordo com o perfil de cada participante, como através da visita ao Fórum, ou mesmo participação nele enquanto expositor (optativa).
 
Neste contexto, a AEP convida as empresas a participarem neste evento, para o qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição. Ação com financiamento de 50% dos custos elegíveis no âmbito do PORTUGAL2020 | COMPETE 2020.
 
Consulte as Condições de Participação. Esta ação é aberta a todos os setores de atividade.
 
- Prazo de inscrição: até 15 de julho de 2019. Inscrições limitadas.
 
Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP Internacional
Diana Demídova - Gestora de Mercados Internacionais
Tel: (+351) 22 998 1777
diana.demidova@aeportugal.pt | www.aeportugal.pt
 

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin