B-LEARNING I Formação Pedagógica Inicial de Formadores I FEDESPAB

Datas
7, 12, 13, 19, 20, 22 e 28 de abril
3, 4, 9, 11, 12, 16, 23 e 26 de maio
1, 2 e 3 de junho de 2022
3, 4, 9, 11, 12, 16, 23 e 26 de maio
1, 2 e 3 de junho de 2022
Local
FEDESPAB - Paços de Brandão
Horário
Consultar Cronograma
Duração
90 horas
Preço
Associado AEP: 178€
Outros: 198€
Outros: 198€
Enquadramento
Este curso tem uma dupla finalidade, por um lado, ir ao encontro das necessidades do mercado de trabalho, certificando formadores capazes de se assumirem como atores conscientes e dinamizadores do seu papel no seio do Sistema de Formação Profissional e, por outro lado, incentivar a utilização das novas tecnologias, com recurso ao digital/e-learning.
A AEP aposta não só na qualidade dos conteúdos e dos conhecimentos a transmitir, como aproveita as potencialidades tecnológicas existentes para construir um curso mais interativo, dinâmico e motivante para os formandos.
Desta forma, o curso decorrerá na modalidade B-Learning, onde haverá sessões presenciais, sessões síncronas (chat) de aproximadamente uma hora e o restante tempo está previsto para aprendizagem assíncrona, em regime de autoestudo.
A AEP aposta não só na qualidade dos conteúdos e dos conhecimentos a transmitir, como aproveita as potencialidades tecnológicas existentes para construir um curso mais interativo, dinâmico e motivante para os formandos.
Desta forma, o curso decorrerá na modalidade B-Learning, onde haverá sessões presenciais, sessões síncronas (chat) de aproximadamente uma hora e o restante tempo está previsto para aprendizagem assíncrona, em regime de autoestudo.
Objetivos
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, a atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática profissional.
No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Caracterizar os sistemas de formação e o papel do formador
- Distinguir diferentes teorias, processos e fatores de aprendizagem
- Aplicar métodos e técnicas pedagógicas em contextos formativos distintos
- Animar um grupo de formação
- Operacionalizar um curso de formação
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto
No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Caracterizar os sistemas de formação e o papel do formador
- Distinguir diferentes teorias, processos e fatores de aprendizagem
- Aplicar métodos e técnicas pedagógicas em contextos formativos distintos
- Animar um grupo de formação
- Operacionalizar um curso de formação
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto
Cronograma
O curso vai decorrer nos dias:
7, 12, 13, 19, 20, 22 e 28 de abril,
3, 4, 9, 11, 12, 16, 23 e 26 de maio,
1, 2 e 3 de junho de 2022
Horário
Sessões Presenciais:
19:00 - 21:00: 07, 22, 28 de abril, 4, 9, 12 e 23 de maio
19:00 - 22:00: 20 de abril e 3 de junho
19:00 - 22:30: 13 e 19 de abril, 1 e 2 de maio
Sessões Síncronas:
19:00 - 20:00: 12 de abril, 16 e 26 de maio
19:00 - 21:00: 3 e 11 de maio
7, 12, 13, 19, 20, 22 e 28 de abril,
3, 4, 9, 11, 12, 16, 23 e 26 de maio,
1, 2 e 3 de junho de 2022
Horário
Sessões Presenciais:
19:00 - 21:00: 07, 22, 28 de abril, 4, 9, 12 e 23 de maio
19:00 - 22:00: 20 de abril e 3 de junho
19:00 - 22:30: 13 e 19 de abril, 1 e 2 de maio
Sessões Síncronas:
19:00 - 20:00: 12 de abril, 16 e 26 de maio
19:00 - 21:00: 3 e 11 de maio
Programa
MF1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL (10H)
MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10H)
MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO (10H)
MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (10H)
MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO (10H)
MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA (10H)
MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM (10H)
MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (10H)
MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (10H)
SubM1.1 - Formador: Contextos de Intervenção
SubM1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
SubM1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10H)
SubM2.1 - Preparação e Concretização das Simulações
SubM2.2 - Análise e Projeto de Melhoria
SubM2.2 - Análise e Projeto de Melhoria
MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO (10H)
SubM3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional
SubM3.2 – Diversidade no Contexto de Formação
SubM3.2 – Diversidade no Contexto de Formação
MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (10H)
SubM4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas
SubM4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
SubM4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO (10H)
SubM5.1 – Competências e Objetivos Operacionais
SubM5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
SubM5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA (10H)
SubM6.1 – Exploração de Recursos Didáticos
SubM6.2 – Construção de Apresentações Multimédia
SubM6.2 – Construção de Apresentações Multimédia
MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM (10H)
SubM7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
SubM7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem
SubM7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem
MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (10H)
SubM8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
SubM8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
SubM8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (10H)
SubM9.1 - Preparação e Concretização das Simulações
SubM9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
SubM9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
Metodologia
Utilização conjugada de métodos adequados aos diferentes domínios do curso: cognitivo, psicomotor e comportamental.
Serão privilegiados os métodos ativos e demonstrativos, recorrendo a todos os instrumentos de formação síncrona e assíncrona que a plataforma disponibiliza, facultando apresentações multimédia, jogos pedagógicos, dramatizações e o estudo de casos práticos.
Caso seja necessário utilizar métodos e técnicas diferentes dos aqui descritos, a Coordenação Pedagógica e a Equipa de Formadores trabalharão essa questão, procurando sempre otimizar as metodologias às necessidades específicas dos participantes.
Serão privilegiados os métodos ativos e demonstrativos, recorrendo a todos os instrumentos de formação síncrona e assíncrona que a plataforma disponibiliza, facultando apresentações multimédia, jogos pedagógicos, dramatizações e o estudo de casos práticos.
Caso seja necessário utilizar métodos e técnicas diferentes dos aqui descritos, a Coordenação Pedagógica e a Equipa de Formadores trabalharão essa questão, procurando sempre otimizar as metodologias às necessidades específicas dos participantes.
Formadores
Patrícia Ribeiro
- Licenciatura em Psicologia
- Mestrado em Educação e Formação de Adultos
- Doutoramento em Ciências da Educação
- Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores validada em todos os módulos (em regime presencial e b-learning), com mais de 1.500 horas ministradas.
- Formadora de várias ações de formação nas áreas da Infância e da Juventude, da Comunicação e da Gestão Comportamental.
- Atualmente, divide a sua atividade profissional ente a Gestão de Projetos de Educação e Cidadania Global e a Psicologia Educacional.
Joana Latourrette
- Licenciatura em Psicologia, com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação.
- Certificação Internacionlal de Coaching e Coaching em Alta Performance.
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em todos os módulos desde 2014, em regime presencial e b-learning.´
- Formadora de várias ações de formação nas árees da Gestão Comportamental e do Relacionamento Interpessoal.
- Divide a sua atividade profissional entre a Psicologia Clínica, a Psicologia Escolar e a Formação de Adultos.
Pedro Lopes
- Engenheiro de Software e Administrador de Sistemas Informáticos.
- Professor do Ensino secundário na área das TIC (Engenharia de Software e Gestão de Base de Dados).
- Formador de Tecnologias da Informação e Comunicação, Gestão de base de dados e Engenharia de Software.
- Licenciatura em Psicologia
- Mestrado em Educação e Formação de Adultos
- Doutoramento em Ciências da Educação
- Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores validada em todos os módulos (em regime presencial e b-learning), com mais de 1.500 horas ministradas.
- Formadora de várias ações de formação nas áreas da Infância e da Juventude, da Comunicação e da Gestão Comportamental.
- Atualmente, divide a sua atividade profissional ente a Gestão de Projetos de Educação e Cidadania Global e a Psicologia Educacional.
Joana Latourrette
- Licenciatura em Psicologia, com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação.
- Certificação Internacionlal de Coaching e Coaching em Alta Performance.
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em todos os módulos desde 2014, em regime presencial e b-learning.´
- Formadora de várias ações de formação nas árees da Gestão Comportamental e do Relacionamento Interpessoal.
- Divide a sua atividade profissional entre a Psicologia Clínica, a Psicologia Escolar e a Formação de Adultos.
Pedro Lopes
- Engenheiro de Software e Administrador de Sistemas Informáticos.
- Professor do Ensino secundário na área das TIC (Engenharia de Software e Gestão de Base de Dados).
- Formador de Tecnologias da Informação e Comunicação, Gestão de base de dados e Engenharia de Software.
Destinatários
O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigido a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
As condições de acesso ao Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores são:
- Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior
- Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade
- Quando o participante não tem uma qualificação de nível superior, deve ser anexada uma declaração, assinada pelo próprio, a confirmar que tem, pelo menos, 5 anos de experiência profissional.
As condições de acesso ao Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores são:
- Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior
- Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade
- Quando o participante não tem uma qualificação de nível superior, deve ser anexada uma declaração, assinada pelo próprio, a confirmar que tem, pelo menos, 5 anos de experiência profissional.
Condições de participação
O/A formando/a está sujeito a atividades e testes de avaliação obrigatórias com prazos definidos, de modo a que o/a formando/a “não se perca” no seu percurso de aprendizagem.
O curso tem associado um cronograma, servindo de orientação e guia ao/à formando/a para exploração dos conteúdos. A duração diária máxima para as sessões online é de duas horas e para as sessões síncronas é de uma hora, recorrendo à plataforma Moodle.
O prazo de resposta do/a tutor/a às questões colocadas pelo/a formando/a é de 24h a 48h e de 3 dias úteis para envio das correções e análise dos exercícios/testes de avaliação realizados.
O curso tem uma duração de referência mínima de 90 horas para 12 participantes. A partir dos 12 participantes, por cada elemento a mais, deve prever-se um acréscimo de 2 horas, 1 hora no Módulo 2 – Simulação Pedagógica Inicial e outra no Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final.
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em: https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
O curso tem associado um cronograma, servindo de orientação e guia ao/à formando/a para exploração dos conteúdos. A duração diária máxima para as sessões online é de duas horas e para as sessões síncronas é de uma hora, recorrendo à plataforma Moodle.
O prazo de resposta do/a tutor/a às questões colocadas pelo/a formando/a é de 24h a 48h e de 3 dias úteis para envio das correções e análise dos exercícios/testes de avaliação realizados.
O curso tem uma duração de referência mínima de 90 horas para 12 participantes. A partir dos 12 participantes, por cada elemento a mais, deve prever-se um acréscimo de 2 horas, 1 hora no Módulo 2 – Simulação Pedagógica Inicial e outra no Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final.
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em: https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao