ONLINE | Técnicas de Coaching na Avaliação de Desempenho
Datas
9, 11 e 16 de outubro de 2024
Local
Online
Horário
09:00 - 13:00
Duração
12 horas
Preço
Associado AEP: 198€
Outros: 220€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Outros: 220€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Enquadramento
Avaliar colaboradores não deve constituir um mero ato burocrático. As organizações precisam de identificar e desenvolver o talento das pessoas que nelas trabalham. Tendo em conta estes pressupostos, as técnicas de coaching prestam um serviço inestimável ao desenho de planos de desenvolvimento de competências no mundo do trabalho
Objetivos
No final da ação, os formandos vão ser capazes de:
- Identificar competências a desenvolver no colaborador, de forma a potenciar os seus talentos.
- Fixar objetivos de desempenho plenamente consciencializados pelo colaborador.
- Treinar as técnicas de Feedback e de Feedforward.
- Treinar a arte de formular Perguntas Poderosas.
- Aplicar a técnica G.R.O.W.
- Elaborar Planos de Coaching, tendo em conta a participação do colaborador avaliado
- Identificar competências a desenvolver no colaborador, de forma a potenciar os seus talentos.
- Fixar objetivos de desempenho plenamente consciencializados pelo colaborador.
- Treinar as técnicas de Feedback e de Feedforward.
- Treinar a arte de formular Perguntas Poderosas.
- Aplicar a técnica G.R.O.W.
- Elaborar Planos de Coaching, tendo em conta a participação do colaborador avaliado
Programa
- Líder-Coach vs. Chefe Tradicional
- A consciencialização das competências atuais e das competências a desenvolver
- Dimensões das competências (saber-saber; saber-fazer; saber-ser)
- A equação do Coaching
- Importância da Avaliação 360º
- As Perguntas Poderosas no Coaching
- Técnica G.R.O.W.
- Elaboração conjunta do plano de desenvolvimento de competências
- Objetivos de aprendizagem de novas competências
- Dar feedback, utilizando a Técnica da Sanduíche
- A descoberta de potenciais por intermédio da Técnica de Feedforward
- A consciencialização das competências atuais e das competências a desenvolver
- Dimensões das competências (saber-saber; saber-fazer; saber-ser)
- A equação do Coaching
- Importância da Avaliação 360º
- As Perguntas Poderosas no Coaching
- Técnica G.R.O.W.
- Elaboração conjunta do plano de desenvolvimento de competências
- Objetivos de aprendizagem de novas competências
- Dar feedback, utilizando a Técnica da Sanduíche
- A descoberta de potenciais por intermédio da Técnica de Feedforward
Metodologia
Demonstrações e simulações /role-plays, contemplando também trabalhos de grupo.
A avaliação baseada em grelhas comportamentais, que são aplicadas na sequência da realização de simulações / role-plays.
A avaliação baseada em grelhas comportamentais, que são aplicadas na sequência da realização de simulações / role-plays.
Formadores
Celso Alves Pais é doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações e Mestre em Psicologia Social. Realizou o programa de Pós-doutoramento intitulado “Macroequipa, microequipas e liderança em organizações do terceiro setor português”. Lecionou no Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra). É docente convidado da Universidade Católica do Porto. Desde 1984 tem vido a exercer a atividade de formador de ativos nas seguintes áreas: Liderança de Equipas de Trabalho, Condução de Reuniões, Gestão de Conflitos, Avaliação do Desempenho, Trabalho em Equipa, Assertividade na Empresa, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo, Coaching para Chefias Intermédias, e Atendimento a Clientes. Foi Gestor de Equipas de Restauração e Diretor de Recursos Humanos duma fábrica da indústria têxtil. É autor de vários artigos científicos sobre as temáticas do Comportamento Organizacional e autor do livro intitulado “Grupos de Trabalho Autónomos em Contexto Fabril. Empoderamento e Democraticidade”.
Destinatários
Team Leaders, Supervisores, Chefias Intermédias
Condições de participação
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao