ONLINE | Cobrança de Dívidas a Clientes (Edição XII)
Datas
16 de outubro de 2024
Local
Online
Horário
09:30 - 13:00
14:00 - 17:30
14:00 - 17:30
Duração
7 horas
Preço
Associado AEP: 117€
Outros: 130€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Outros: 130€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Enquadramento
O crédito elevado em Clientes é um dos grandes responsáveis pelas necessidades de financiamento de muitas organizações.
Reduzir o crédito a clientes, quer por via do controlo de Crédito, quer através de uma boa organização das Cobranças, é extremamente importante, para que as organizações possam funcionar sem uma pressão diária de tesouraria, reduzindo em simultâneo as necessidades de financiamento e os custos financeiros relacionados com os financiamentos da atividade.
Aumentar a formação das pessoas, do departamento de cobranças, assim como de todos os que integram as áreas comerciais, financeiras e administrativa e que de uma forma direta ou indireta têm uma ligação com o crédito a clientes e com as cobranças, é fundamental para se atingir os objetivos comuns da organização.
Reduzir o crédito a clientes, quer por via do controlo de Crédito, quer através de uma boa organização das Cobranças, é extremamente importante, para que as organizações possam funcionar sem uma pressão diária de tesouraria, reduzindo em simultâneo as necessidades de financiamento e os custos financeiros relacionados com os financiamentos da atividade.
Aumentar a formação das pessoas, do departamento de cobranças, assim como de todos os que integram as áreas comerciais, financeiras e administrativa e que de uma forma direta ou indireta têm uma ligação com o crédito a clientes e com as cobranças, é fundamental para se atingir os objetivos comuns da organização.
Objetivos
No final da ação, os formandos deverão estar capazes de:
- Propor métodos de organização de um sistema de Controlo do Crédito a Clientes
- Proporcionar métodos práticos de cobrança
- Reconhecer a importância na tesouraria, dos créditos e dos encargos financeiros relativos às vendas de crédito.
- Propor métodos de organização de um sistema de Controlo do Crédito a Clientes
- Proporcionar métodos práticos de cobrança
- Reconhecer a importância na tesouraria, dos créditos e dos encargos financeiros relativos às vendas de crédito.
Programa
1- COMO DIMINUIR O CRÉDITO VENCIDO
- A análise ABC dos créditos vencidos
- A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos
- Como estabelecer plafonds de crédito
- O custo do crédito
2- COMO ORGANIZAR UM SERVIÇO DE COBRANÇAS
- Objetivos de um serviço de cobranças
- Definição de um sistema de cobranças
- A necessidade de informações atualizadas e fidedignas
- Organização de um ficheiro histórico de clientes
- A coordenação entre os diversos serviços da empresa
3- AÇÕES A DESENVOLVER NO PROCESSO DE COBRANÇAS
- Controlo de cobranças
- Classificação dos devedores
- Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança
- A cobrança telefónica
- Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso
- As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas
4- OS ASPETOS JURÍDICOS E A COBRANÇA DAS DÍVIDAS DOS CLIENTES
- O procedimento judicial
- Os procedimentos de injunção
- Os Títulos executivos
- O Pepex
5- OS ASPETOS FISCAIS
- Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC
- Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA
6- CUIDADOS A TER COM OS MEIOS DE PAGAMENTO UTILIZADOS PELOS CLIENTES
- Cheques
- Letras
- Sistema de Débitos Diretos
7- O ATRASO NOS PAGAMENTOS E A APLICAÇÃO DE JUROS COMERCIAIS
- Legislação
- Cálculos de juros
8- COMO DIMINUIR O RISCO DE CRÉDITO
- Como analisar o Risco de Crédito dum cliente
- Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos
- As garantias
- O factoring sem recurso
- Os Seguros de crédito
9- CARTAS TIPO / MAILS E FORMULÁRIOS PARA O CONTROLO DE CRÉDITO E COBRANÇAS
- A análise ABC dos créditos vencidos
- A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos
- Como estabelecer plafonds de crédito
- O custo do crédito
2- COMO ORGANIZAR UM SERVIÇO DE COBRANÇAS
- Objetivos de um serviço de cobranças
- Definição de um sistema de cobranças
- A necessidade de informações atualizadas e fidedignas
- Organização de um ficheiro histórico de clientes
- A coordenação entre os diversos serviços da empresa
3- AÇÕES A DESENVOLVER NO PROCESSO DE COBRANÇAS
- Controlo de cobranças
- Classificação dos devedores
- Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança
- A cobrança telefónica
- Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso
- As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas
4- OS ASPETOS JURÍDICOS E A COBRANÇA DAS DÍVIDAS DOS CLIENTES
- O procedimento judicial
- Os procedimentos de injunção
- Os Títulos executivos
- O Pepex
5- OS ASPETOS FISCAIS
- Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC
- Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA
6- CUIDADOS A TER COM OS MEIOS DE PAGAMENTO UTILIZADOS PELOS CLIENTES
- Cheques
- Letras
- Sistema de Débitos Diretos
7- O ATRASO NOS PAGAMENTOS E A APLICAÇÃO DE JUROS COMERCIAIS
- Legislação
- Cálculos de juros
8- COMO DIMINUIR O RISCO DE CRÉDITO
- Como analisar o Risco de Crédito dum cliente
- Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos
- As garantias
- O factoring sem recurso
- Os Seguros de crédito
9- CARTAS TIPO / MAILS E FORMULÁRIOS PARA O CONTROLO DE CRÉDITO E COBRANÇAS
Metodologia
A dinamização da formação passará por:
. Método expositivo, participativo
. Resolução de casos práticos e análise de soluções
. Método expositivo, participativo
. Resolução de casos práticos e análise de soluções
Formadores
Agostinho Costa
• Licenciado em Economia pela Universidade do Porto
• Consultor de Empresas
• Corpo Docente dos Mestrados da Escola de Negócios Eudem
• Colunista de Revistas de Contabilidade e Finanças
• Especialista em Controlo de Gestão, Gestão Financeira e em Gestão e Cobrança de Créditos
• Participação em Conferências - organizadas pela M. G. I. (Management Global Information), e pela I.F.E (International Faculty For Executives), como orador convidado, sobre temas ligados às Áreas de Gestão.
• Formador nas áreas de Gestão em empresas de média e grande dimensão, tanto a nível nacional como em Angola e Moçambique, tendo participado como
monitor em ações de formação para quadros empresariais angolanos, nas áreas de Análise Financeira e em Gestão Orçamental.
• Licenciado em Economia pela Universidade do Porto
• Consultor de Empresas
• Corpo Docente dos Mestrados da Escola de Negócios Eudem
• Colunista de Revistas de Contabilidade e Finanças
• Especialista em Controlo de Gestão, Gestão Financeira e em Gestão e Cobrança de Créditos
• Participação em Conferências - organizadas pela M. G. I. (Management Global Information), e pela I.F.E (International Faculty For Executives), como orador convidado, sobre temas ligados às Áreas de Gestão.
• Formador nas áreas de Gestão em empresas de média e grande dimensão, tanto a nível nacional como em Angola e Moçambique, tendo participado como
monitor em ações de formação para quadros empresariais angolanos, nas áreas de Análise Financeira e em Gestão Orçamental.
Destinatários
- Quadros e Pessoal Administrativo das áreas:
. Administrativa
. Financeira
. Comercial
- Outros profissionais interessados no tema
. Administrativa
. Financeira
. Comercial
- Outros profissionais interessados no tema
Condições de participação
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao