ONLINE I Como reduzir 90% o tempo de entrega da cadeia de valor com o Lean Manufacturing

ONLINE I Como reduzir 90% o tempo de entrega da cadeia de valor com o Lean Manufacturing
Datas 02 de fevereiro de 2023
Local Online
Horário 09:00 -13:00
Duração 4 horas
Preço Associado AEP: 72€
Outros: 80€
Reduzir o tempo de entrega (ou Lead Time) é a grande vantagem competitiva para as empresas industriais se manterem, e até crescerem, no mercado.

Reduzir o Lead Time é o mesmo que dizer reduzir o tempo de recuperação do capital investido nos recursos utilizados para colocar os produtos à disposição dos clientes.

Quando o foco do nosso esforço de melhoria está na redução do Lead Time, naturalmente os resultados começam a surgir não só na redução dos prazos de entrega, mas também no aumento da produtividade, redução dos custos e melhoria da qualidade à primeira, e, sem praticamente ter que olhar para trás, nos distanciamos da concorrência.

O Lean Manufacturing é um sistema para melhorar a eficiência e a competitividade através da aplicação, por parte das pessoas, de princípios, ferramentas e métodos com o foco permanente no cliente.

Um projeto de implementação Lean tipicamente inicia-se através da ferramenta Value Stream Map (VSM) em que o seu uso estratégico e tático ajuda a entender a situação atual da cadeia de valor, e a definir uma visão Lean para a situação futura desejada.

Neste workshop vamos utilizar esta poderosa ferramenta para resolver e entender o caso real de uma empresa industrial que reduziu o Lead Time de 80 para 8 dias.
Utilizar a ferramenta Value Stream Map (VSM) para resolver e entender o caso real de uma empresa industrial que reduziu o Lead Time de 80 para 8 dias.
Princípios Lean (Guerra ao desperdício, Qualidade na fonte, Kaizen)
Explicação do caso real.
Introdução ao VSM.
VSM situação atual
Análise de problemas
Pautas para definir situação futura
VSM futuro
Ferramentas Lean para definir o plano de ação
Plano de ação
Indicadores de processo - KPIs
Resumo
Apresentação de um caso de sucesso real.
Q&A
Desafiamos os participantes a resolver em equipa uma situação real de um negócio industrial que sofria graves problemas na resposta ao seu mercado.
Para tal, vamos utilizar a ferramenta VSM e aplicar diversos conceitos Lean de eliminação de desperdícios e melhoria da qualidade na fonte.
A resolução do caso prático vai ser demonstrada, mas cada passo de resolução só avança após a interação dos participantes e discussão até descobrir cada etapa seguinte.
Esta experiência termina com um plano de melhoria que inclui um conjunto de iniciativas Lean para melhorar a competitividade desta empresa real.
Bernardo Correia

- Consultor e engenheiro Lean Manufacturing
- Diretor Leanbox Portugal
- Consultor Senior Leanbox Espanha
- Especialidades:
Lean Manufacturing
Engenharia de procesos
Desenho de processos produtivos e layouts
Melhoria Continua
Problem Solving
Gestão de projetos de transformação Lean
- Formação em:
Engª Mecânica-Produção (IPS/EST)
Master DireçãoIndustrial e Lean Management (UPC Barcelona)
Lean Six Sigma Black Belt(UPC Barcelona)
Gestão de projetos(LANARVI Madrid)
Empresas industriais, de produção e/ou serviços industriais, Engenheiros industriais, gestores de produção, responsáveis de melhoria contínua, Lean Managers, diretores gerais de PMEs, diretor de operações.
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em: 
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao