B-LEARNING I Formação Pedagógica Inicial de Formadores I FEDESPAB

B-LEARNING I Formação Pedagógica Inicial de Formadores I FEDESPAB
Datas 26 e 31 de outubro, 2, 3, 4, 7, 10, 16, 22, 24, 29 e 30 de novembro e 06, 07 13, 19, 20 e 21 de dezembro de 2022
Local Sessões presenciais no FEDESPAB - Paços de Brandão
Horário Consultar Cronograma
Duração 90 horas
Preço Associado AEP: 178€
Outros: 198€

10% desconto grupo a partir de 3 inscrições

não acumula com outros descontos
Este curso tem uma dupla finalidade, por um lado, ir ao encontro das necessidades do mercado de trabalho, certificando formadores capazes de se assumirem como atores conscientes e dinamizadores do seu papel no seio do Sistema de Formação Profissional e, por outro lado, incentivar a utilização das novas tecnologias, com recurso ao digital/e-learning.
A AEP aposta não só na qualidade dos conteúdos e dos conhecimentos a transmitir, como aproveita as potencialidades tecnológicas existentes para construir um curso mais interativo, dinâmico e motivante para os formandos.
Desta forma, o curso decorrerá na modalidade B-Learning, onde haverá sessões presenciais, sessões síncronas (chat) de aproximadamente uma hora e o restante tempo está previsto para aprendizagem assíncrona, em regime de autoestudo.
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, a atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática profissional.

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:

- Caracterizar os sistemas de formação e o papel do formador

- Distinguir diferentes teorias, processos e fatores de aprendizagem

- Aplicar métodos e técnicas pedagógicas em contextos formativos distintos

- Animar um grupo de formação

- Operacionalizar um curso de formação

- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada

- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação

- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto
O curso vai decorrer nos dias:
29 de setembro
26 e 31 de outubro
2, 3, 4, 7, 10, 16, 22, 24, 29 e 30 de novembro
06, 07 13, 19, 20 e 21 de dezembro de 2022

Horário

Sessões Presenciais:
19:00 - 21:00: 26 de outubro, 07, 10, 22, 24 e 30 de novembro e 07 de dezembro
19:00 - 22:00: 04 de novembro e 21 de dezembro
19:00 - 22:30: 02 e 03 de novembro, 19 e 20 de dezembro

Sessões Síncronas:
19:00 - 20:00: 31 de outubro e 06 e 13 de dezembro
19:00 - 21:00: 16 e 29 de novembro
MF1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL (10H)
SubM1.1 - Formador: Contextos de Intervenção
SubM1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10H)
SubM2.1 - Preparação e Concretização das Simulações
SubM2.2 - Análise e Projeto de Melhoria

MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO (10H)
SubM3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional
SubM3.2 – Diversidade no Contexto de Formação

MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (10H)
SubM4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas
SubM4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO (10H)
SubM5.1 – Competências e Objetivos Operacionais
SubM5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA (10H)
SubM6.1 – Exploração de Recursos Didáticos
SubM6.2 – Construção de Apresentações Multimédia

MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM (10H)
SubM7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
SubM7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (10H)
SubM8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
SubM8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (10H)
SubM9.1 - Preparação e Concretização das Simulações
SubM9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
Utilização conjugada de métodos adequados aos diferentes domínios do curso: cognitivo, psicomotor e comportamental. Serão privilegiados os métodos ativos e demonstrativos, recorrendo a todos os instrumentos de formação síncrona e assíncrona que a plataforma disponibiliza, facultando apresentações multimédia, jogos pedagógicos, dramatizações e o estudo de casos práticos.
Caso seja necessário utilizar métodos e técnicas diferentes dos aqui descritos, a Coordenação Pedagógica e a Equipa de Formadores trabalharão essa questão, procurando sempre otimizar as metodologias às necessidades específicas dos participantes.
Patrícia Ribeiro

- Licenciatura em Psicologia
- Mestrado em Educação e Formação de Adultos
- Doutoramento em Ciências da Educação
- Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores validada em todos os módulos (em regime presencial e b-learning), com mais de 1.500 horas ministradas.
- Formadora de várias ações de formação nas áreas da Infância e da Juventude, da Comunicação e da Gestão Comportamental.
- Atualmente, divide a sua atividade profissional ente a Gestão de Projetos de Educação e Cidadania Global e a Psicologia Educacional.

Joana Latourrette

- Licenciatura em Psicologia, com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação.
- Certificação Internacionlal de Coaching e Coaching em Alta Performance.
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em todos os módulos desde 2014, em regime presencial e b-learning.´
- Formadora de várias ações de formação nas árees da Gestão Comportamental e do Relacionamento Interpessoal.
- Divide a sua atividade profissional entre a Psicologia Clínica, a Psicologia Escolar e a Formação de Adultos.

Márcia Paiva

- Licenciatura e Mestrado em Psicologia. Membro da Ordem dos Psicólogos.
- Curso de e-Formadores
- Curso de Gestão e Organização da Formação
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em todos os módulos desde 2017, em regime presencial e b-learning.
- Divide a sua atividade profissional entre a Psicologia Clínica e a Formação de Adultos.
O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigido a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.

As condições de acesso ao Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores são:

- Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior

- Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade

- Quando o participante não tem uma qualificação de nível superior, deve ser anexada uma declaração, assinada pelo próprio, a confirmar que tem, pelo menos, 5 anos de experiência profissional.
O/A formando/a está sujeito a atividades e testes de avaliação obrigatórias com prazos definidos, de modo a que o/a formando/a “não se perca” no seu percurso de aprendizagem. O curso tem associado um cronograma, servindo de orientação e guia ao/à formando/a para exploração dos conteúdos. A duração diária máxima para as sessões online é de duas horas e para as sessões síncronas é de uma hora, recorrendo à plataforma Moodle.
O prazo de resposta do/a tutor/a às questões colocadas pelo/a formando/a é de 24h a 48h e de 3 dias úteis para envio das correções e análise dos exercícios/testes de avaliação realizados.
O curso tem uma duração de referência mínima de 90 horas para 12 participantes. A partir dos 12 participantes, por cada elemento a mais, deve prever-se um acréscimo de 2 horas, 1 hora no Módulo 2 – Simulação Pedagógica Inicial e outra no Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final.

As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em: 
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao