Notícias

AEP distingue cinco empresas e empresários
Prémios AEP entregues no jantar comemorativo do 175.º aniversário

A entrega do Prémios AEP foi um dos grandes momentos do jantar comemorativo do 175.º aniversário, realizado a 4 de maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Foram cinco os Prémios - Prémio Carreira Empresário, Prémio Carreira Empresa, Prémio Empresa Sustentável, Prémio Exportação e Internacionalização e Prémio Inovação PME – com os quais um júri presidido por Ana Paula Roque, presidente da Mesa da Assembleia Geral da AEP, distinguiu empresas e empresários que se notabilizam na sua atividade. 

No decorrer do jantar comemorativo dos 175 anos da AEP, a cerimónia começou com a entrega do Prémio Inovação PME à empresa Vizelpas, representada pelo seu CEO, Modesto Araújo, pelo SE da Economia, João Rui Ferreira, e por Vítor Ribeirinho, CEO da KPMG Portugal.

Seguiu-se a entrega do Prémio Empresa Sustentável à Novadelta, representada pelo seu CEO, Rui Miguel Nabeiro, pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e por Luís Magalhães, membro do júri em representação da KPMG Portugal.

Coube depois a Pedro Reis, ministro da Economia, e Alberto de Castro, presidente do Conselho Fiscal da AEP, a entrega do Prémio Exportação e Internacionalização à empresa Metalogalva, representada pelo seu CEO, António Pedro.  

Com o Prémio Carreira Empresa foi distinguido o Grupo Simoldes, representado por Manuel Alegria, que recebeu o prémio das mãos do Primeiro-ministro, Luís Montenegro, e de Luís Portela, presidente da Fundação Bial.

Finalmente, o Prémio Carreira Empresário distinguiu António Mota, um nome que se  confunde com a história mais recente da Mota-Engil, depois de mais de 27 anos na presidência do grupo, com um percurso marcado pelo grande crescimento da construtora, que reforçou e consolidou a sua internacionalização. A entregar o Prémio Carreira Empresário estiveram o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Ana Paula Roque. 

A atribuição dos Prémios AEP foi decidida por um júri composto por nomes de grande relevância. Para além de Ana Paula Roque, integrou também José Manuel Fernandes, Luís Miguel Ribeiro e Alberto de Castro (presidentes, respetivamente do Conselho Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da AEP), Isabel Braga da Cruz (presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa), António de Sousa Pereira (reitor da Universidade do Porto), Luís Portela (presidente da Fundação Bial) e Luís Magalhães (em representação da KPMG Portugal).