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A E P : A ISO 9001:2000 e a Gestão da Qualidade / O que é a Certificação da Qualidade AEPortugal
 

qualidade - o que  é a certificação da qualidade

O que é a certificação da qualidade

Metodologia de implementação

Interpretação da ISO 9001:2000

Lista de organismos certificadores

Lista de empresas certificadas

 

ENQUADRAMENTO GERAL

A globalização dos mercados torna mais prementes as questões da qualidade. De facto a maioria dos nossos parceiros económicos não admite a não qualidade.

Por outro lado a qualidade é já uma filosofia de actuação nas empresas modernas e competitivas, tornando-se cada vez mais numa questão de acesso a mercados mais exigentes.

O interesse crescente em produzir com Qualidade e demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as áreas de actividade.

A actividade de normalização, documentos voluntários, tem-se tornado cada vez mais intensa e tem por objectivo reflectir e tornar do domínio público metodologias relacionadas com a permuta dos produtos / serviços. Como consequência a comunidade europeia desenvolveu uma série de normas que servem de guia para a implementação de um sistema de gestão da qualidade e sua possível certificação por uma entidade terceira.

O QUE É A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE / ISO 9001?

A adopção de um Sistema de Gestão da Qualidade deve ser uma decisão estratégica e voluntária da organização.

A concepção, planeamento e implementação do Sistema é influenciado por várias variáveis como a dimensão da empresa, o tipo de produto produzido, os processos empregues, etc. Não é intenção desta norma uniformizar os sistemas de gestão da qualidade.

As exigências referidas na norma ISO 9001 são complementares às exigências em relação aos produtos.

A ISO 9001 refere as exigências de um sistema de gestão da qualidade com vista à eficácia na satisfação do cliente. Ela não inclui sistemas de gestão ambiental, saúde, higiene e segurança no trabalho, responsabilidade social, ou outros sistemas de gestão.

Uma organização pode implementar um sistema de gestão da qualidade para melhoria interna e estar, ou não, interessada no reconhecimento externo (certificação).

No entanto regra geral que implementa um SGQ está interessado na sua certificação. A certificação do sistema de gestão da qualidade de uma empresa é o reconhecimento por uma entidade externa e independente de que a empresa satisfaz o cliente e as exigências legais e regulamentares, de uma forma eficaz.

OBJECTIVO DA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA ISO 9001

Os objectivos que se pretendem atingir com a implementação séria de um Sistema da Qualidade, de acordo com a ISO 9001, são entre outros, :

  1. Penetração em novos mercados, ou manutenção dos existentes,

  2. Aumento da confiança, interna e externa, nos métodos de trabalho,.

  3. Reorganização da empresa,

  4. Aumento da motivação dos colaboradores,

  5. Prestigio,

  6. Maior controlo dos custos de não qualidade e sua diminuição,

  7. Aumento da satisfação dos clientes.

  8. Reconhecimento quase mundial,

  9. Integração na lista de empresas lideres do mercado mundial.

O principal objectivo é da ISO 9001é a satisfação do cliente, conforme se pode ver na figura seguinte:

 

 

 

PRINCIPAIS FASES

O desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade segue a metodologia P.D.C.A. (plan, do, check and act) a seguir resumida:

 

 

 

Em que :

  • Planear – estabelecer objectivos e metodologias para os atingir com vista à satisfação do cliente.

  • Fazer – Implementar as metodologias anteriores.

  • Verificar – Monitorizar e medir os processos / produtos e relatar os resultados.

  • Actuar – Exercer acções de melhoria sobre o processo / produto.

Além disso pode-se dizer que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade / Ambiente passa pelas seguintes fases:

  • Documentar o que se faz

  • Fazer o que está documentado

  • Registar o que se fez

METODOLOGIA DE ACTUAÇÃO

A metodologia de actuação proposta para implementação de Sistemas da Qualidade (ISO 9001) consta das seguintes fases, as quais podem existir sobrepostas:

  1. Auditoria de diagnóstico ao Sistema da Qualidade e elaboração do respectivo relatório

  2. Definição dos processos e produtos e seus indicadores,

  3. Formação e sensibilização dos colaboradores da empresa em preparação para a mudança e para o processo de “certificação” da empresa

  4. Elaboração de uma proposta inicial para o Manual de Gestão da Qualidade, e consequente definição do organigrama da empresa, funções dos colaboradores, constituição de um grupo da qualidade, etc

  5. Análise da legislação aplicável,

  6. Elaboração da restante documentação

  7. Implementação da documentação

  8. Formação / Sensibilização dos membros do Núcleo da Qualidade para o Sistema da Qualidade e a normalização associada

  9. Formação em auditorias internas da qualidade

  10. Auditoria de pré-certificação por um auditor reconhecido e que não esteja envolvido no processo

  11. Análise das constatações desta auditoria interna e pedido de concessão

  12. Análise do relatório da equipa auditora e resposta ao mesmo

O período médio de duração de um projecto de certificação de uma empresa é variável de acordo com várias características da organização, nomeadamente a sua dimensão, podendo, no entanto, ser apontado como prazo médio cerca de 12 meses.

 

 

Os conteúdos desta área resultam de uma parceria entre a AEP e a empresa Henrique Guimarães.

Actualização: Novembro 2006.

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