AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Sábado, 20 de Setembro de 2014.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

Feiras

Internacionalização

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2014-2017

Organograma

Estatutos

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

AEP Options

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business   School
Europarque
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
Visionarium
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

histórico de notícias

 

notícias 2014 

 

Jornadas AEP/Serralves vão debater “Portugal no mundo”
A 23 de outubro, o auditório da Fundação de Serralves volta a acolher as jornadas que anualmente aquela instituição e a Fundação AEP organizam. Na quinta edição, haverá um debate alargado sobre o papel e o posicionamento de Portugal no mundo.

AEP recebida em São Bento
A AEP – Associação Empresarial de Portugal foi recebida no dia 1 de setembro, em audiência pelo primeiro ministro, Pedro Passos Coelho.

AEP proporciona formação a 770 desempregados
Destinado a desempregados registados nos centros de emprego do IEFP do Norte e Centro, arranca em breve o mais recente projeto de formação da AEP. A oferta abrange predominantemente áreas técnicas.

AEP volta a apontar ao Peru e Colômbia
Com relevantes investimentos públicos em curso, muitos deles financiados por organismos multilaterais, Peru e Colômbia são das opções de internacionalização mais consistentes para as empresas portuguesas. Em outubro, a AEP volta a ter uma missão multissectorial nas capitais dos dois países

EMAF confirma dinamismo das tecnologias de produção
Entre 19 e 22 de novembro, a Exponor volta a ser a grande montra da indústria nacional. É na EMAF que a fileira portuguesa das tecnologias de produção mostra credenciais a clientes de todo o mundo e os resultados dos investimentos em I&D que vem fazendo.

Segunda missão à Indonésia um ano depois da estreia
Um ano depois da estreia, a AEP promove em outubro a sua segunda missão multissectorial à Indonésia, a maior economia do Sudeste asiático. As boas relações institucionais luso-indonésias favorecem o incremento das exportações nacionais.

ÁguaGlobal deixa ao setor estratégia de internacionalização
Dia 11 de julho, em Lisboa, são apresentados os resultados do projeto ÁguaGlobal, que a AEP, em colaboração com a PPA, executou nos últimos dois anos. O setor português da água fica capacitado para enfrentar com êxito os desafios da internacionalização.

COMUNICADO DE IMPRENSA
Grupo de Trabalho CENTRO-NORTE

AEP quer reforçar relações Luso-Tunisinas
A AEP vai acolher no Porto, em 2015, a terceira reunião do Conselho de Negócios Tunísia-Portugal. Com a economia a crescer e normalizada a vida política, a Tunísia é hoje uma das melhores opções para o investimento português no estrangeiro. Há já mais de 40 empresas portuguesas com operação no país.

Mesa redonda debate em Famalicão gestão eficiente de recursos na indústria
AEP e Câmara Municipal pretendem identificar o tecido empresarial da região com as metas nacionais, apoios disponíveis e boas práticas em matéria de eficiência energética e hídrica e eco-inovação.

Rússia com oportunidades no consumo de luxo
A pensar nos produtos portugueses de luxo e em alguns sectores da indústria nacional, a AEP organiza entre 14 e 19 de setembro uma missão empresarial à Rússia. Há que aproveitar a diminuição da tensão política e 20 milhões de consumidores com alto poder de compra.

AEP e Green Project Awards assinam protocolo de cooperação


Senegal e Tunísia são prioridades africanas
Na África que vê Portugal como um parceiro, a AEP aponta ao Senegal e à Tunísia. Dia 26 de junho, promove um seminário para dar a conhecer o potencial senegalês e quatro dias depois estará em Tunis, participando ativamente no segundo Conselho de Negócios Tunísia-Portugal.

Formação PME em Ação em São João da Madeira
Tem lugar na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, no dia 19 de junho, entre as 16 e as 19 horas, mais um encontro empresarial no âmbito da iniciativa Formação PME em Ação.


Náutica de recreio e AEP no mesmo barco
O projeto Portugal Náutico, com que a AEP pretende agregar todos quantos vivem do e para o MAR – mar, albufeiras e rios, já navega. Feita a apresentação, há que aprofundar o debate e dotar a fileira de uma estratégia coletiva que capacite o país para competir internacionalmente

América Latina na bússola da AEP
A América Latina continua a ser uma terra de oportunidades para as empresas portuguesas. A AEP centrou a sua atenção em oito mercados - Brasil, Panamá, Costa Rica, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México - e continua a promover missões empresariais para captar negócios naquela região do continente americano.

Órgãos Sociais da AEP eleitos para o triénio 2014/2017
Na assembleia geral eleitoral mais concorrida dos últimos 30 anos, foram eleitos os órgãos sociais da AEP - Associação Empresarial de Portugal para o triénio 2014/2017.

AEP aponta de novo ao Canadá
O Canadá é um mercado para as empresas portuguesas manterem debaixo de olho. Membro do G7, o país tem registado crescimentos residuais do PIB, mas continua a ter uma economia aberta ao mundo. Entre 28 de setembro e 3 de outubro, uma missão empresarial da AEP estará em Toronto

Novo Sócio Honorário da AEP
O Conselho Geral da AEP, por proposta do seu Conselho de Administração, atribuiu o diploma de Sócio Honorário ao Eng.º António Luís Amorim Martins

Eleição dos novos Órgãos Sociais da AEP
Dia 29 de maio de 2014

AEP quer desmistificar a sucessão empresarial
A Associação continua a ter a sucessão nas empresas na agenda. Para criar mecanismos de colaboração e partilha entre empresários que enfrentam um problema que ainda é sentido como ameaça, vai arrancar com o Laboratório da Sucessão Empresarial, com iniciativas como um barómetro e um scorecard.


Formação PME em Ação da região do Oeste a Chaves
A rede colaborativa do programa Formação PME continua a fazer a pedagogia do exemplo. As 1.563 empresas destinatárias da 7.ª edição estão a dar testemunho dos ganhos obtidos e das boas práticas que adotaram. Aí está o Formação PME em Ação.

AEP apresenta Laboratório da Sucessão Empresarial
Dia 22 de maio de 2014 - Museu do Vinho do Porto (Rua de Monchique, 45/52 – Porto)

Fundação AEP vai debater Sustentabilidade como Negócio
A Fundação AEP promove a 8 de maio, na Exponor, a III Conferência Internacional Liderança e Empreendedorismo. Com o contributo de empresários e gestores que são protagonistas de alguns casos de sucesso a nível global, em debate estará o “Desenvolvimento Sustentável: o Novo Negócio”.

Agregar para promover a náutica de recreio
A náutica de recreio tem um valor económico que o país, apesar dos investimentos em infraestruturas feitos nos últimos anos, ainda não rentabilizou. É para agregar agentes económicos, institucionais e científicos para capacitar e promover a oferta nacional no exterior que a AEP lança, no dia 29 de maio, o projeto Portugal Náutico.

Mensagem de condolências da AEP – Associação Empresarial de Portugal
O falecimento do Senhor Professor José Veiga Simão constitui uma triste notícia para o País e uma enorme perda para as empresas, o movimento associativo empresarial e o sistema científico portugueses. Com o seu desaparecimento, a AEP - Associação Empresarial de Portugal perde um dos seus sócios honorários mais notáveis e uma das suas reservas morais mais luminosas.

PME mais disponíveis para a responsabilidade social
A rede colaborativa de base associativa que está a operacionalizar a 7.ª edição do programa Formação PME tem razões para confiar no futuro: as empresas estão cada vez mais mobilizadas para a responsabilidade social. É o que a AEP pretende evidenciar no “Mercado de Boas Práticas”, iniciativa conjunta do GRACE e da Fundação Manuel António da Mota.

AEP está a organizar terceira missão ao Irão
Entre 9 e 15 de maio, a AEP terá no Irão a sua terceira missão empresarial. A capital, Teerão, e a província de Hormozgan constarão do roteiro da comitiva portuguesa.

AEP arranca com formação para lideranças intermédias
Os ‘pivots’ que nas empresas lidam com as equipas de trabalho são os destinatários da mais recente proposta formativa da AEP, um programa, com cinco módulos, para apetrechar os formandos com um “portefólio de mudanças”. A apresentação é sexta-feira, 11 de abril.


Cluster da água afirma-se nos mercados externos
A experiência e o saber fazer das empresas do sector português da água são um ativo económico com potencial exportador. A AEP e a Parceria Portuguesa para a Água, em conjunto, estão a concluir o projeto ÁguaGlobal, cujos resultados são apresentados num seminário que terá lugar no próximo dia 27 de março.

Seminário sobre sucessão empresarial em debate
Dia 21 de março de 2014 – 9H00 – Edifício de Serviços da AEP

Empresas do Formação PME em ação no “Dia da Árvore”
Com a 7.ª edição a chegar ao fim, o programa Formação PME é enriquecido com uma iniciativa que promove a partilha de experiências e o testemunho das empresas envolvidas. Estão previstos encontros abertos aos sectores e comunidades em que cada uma se insere e um começo auspicioso, no próximo dia 21: uma sementeira de árvores.

AEP lança agregador para a economia sustentável
Sistematizando informação e tornando acessíveis os estudos que tem realizado em matéria de ambiente, energia, inovação e economia social, a AEP vai ativar um agregador para a economia sustentável. Os primeiros conteúdos resultam da execução de quatro novos projetos: Efinerg II, Efidric, Ecoprodutin e Interambinerg.

AEP e ACIF assinam acordo de colaboração
Parceria vai apoiar a internacionalização das empresas madeirenses


Segunda missão AEP ao Vietname em junho
De 16 a 20 de junho de 2014

Atualizar conhecimento sobre legislação laboral
As alterações legislativas que vêm sendo feitas ao código de trabalho obrigam as PME a assimilar mais informação e a uma atualização constante de conhecimentos. Foi a pensar nelas que a AEP reforçou a sua oferta formativa nesta área.

Quatro novos projetos para a economia verde
AEP vai aprofundar o trabalho que tem realizado na área da sustentabilidade. A 7 de março, apresenta quatro projetos que vão de encontro às necessidades do tecido industrial e da economia do país, visando a eficiência energética e hídrica, a eco-inovação e a internacionalização dos setores do ambiente e energia.

Primeira missão da AEP ao Cazaquistão em Maio
Uma nova geografia económica no radar português. Grande em superfície, politicamente estável e tendo a Rússia e a China por vizinhos, o Cazaquistão é um mercado com grande potencial para as empresas nacionais. Em Maio, a AEP abre-lhes a porta. Investimentos em infraestruturas e candidatura a Jogos Olímpicos propiciam oportunidades.

Nexponor premiada nos Euronext Lisbon Awards na categoria de “inovação financeira”
Empresa foi criada pela AEP, no ano passado, e passou a deter o património imobiliário da Exponor

Opção pela sustentabilidade melhora capacidade competitiva
AEP acaba de concluir os projetos Certif-Ambiental e Inter-Resíduos, ambos relacionados com o ambiente. As empresas portuguesas ficam com mais informação e ferramentas de gestão em matéria de certificação ambiental e os operadores do setor dos resíduos com o caminho desbravado no enorme mercado brasileiro.

Horizonte 2020 explicado às PME
No ciclo europeu 2014/2020, os estímulos à economia baseada no conhecimento e o apoio à investigação e desenvolvimento tecnológico mobilizam recursos financeiros apreciáveis. No próximo dia 6 de fevereiro, um seminário organizado pela AEP vai familiarizar empresários e gestores com o programa Horizonte 2020.

Infraestruturas podem render negócios em África
Cinco empresas e duas instituições de ensino superior juntaram-se à AEP num importante fórum empresarial no Senegal. A experiência do nosso país em matéria de infraestruturas pode ser uma lança em África para as empresas portuguesas.

AEP e Católica formam para a internacionalização
Da parceria entre a AEP e a Universidade Católica nasce uma nova proposta formativa para empresários e executivos, à medida das necessidades das nossas PME que se querem afirmar nos mercados externos, seja pela internacionalização seja pela exportação. A primeira edição do curso começa a 14 de Março e termina a 25 de Julho de 2014.

Responsabilidade social na agenda de mais PME
AEP pretende incutir uma cultura de responsabilidade social nas empresas e colocar o assunto na agenda de mais PME portuguesas. A experiência proporcionada pelo programa Formação PME neste âmbito é incentivadora.

 

notícias 2013 

 

Posição conjunta da AEP e da Fundação de Serralves
Relativa ao Centro de Produção do Norte da RTP

«Responsabilidade social como ativo das empresas»
A responsabilidade social pode ser uma vantagem competitiva e enriquece a cultura das empresas. No próximo dia 17 de dezembro, a AEP mostra algumas experiências com potencial de disseminação levadas a cabo no âmbito do programa Formação PME.

AEP com 33 ações de internacionalização no calendário de 2014
A AEP - Associação Empresarial de Portugal vai organizar no próximo ano 33 ações de promoção das empresas e produtos nacionais no estrangeiro, mais oito do que em 2013. O calendário contempla 24 mercados e foi dado a conhecer num encontro de networking em que participaram mais de 150 empresários e gestores de pequenas e médias empresas, a maior parte delas exportadoras.

Oficinas AEP para respostas à medida
Para responder a necessidades específicas das PME portuguesas, aí estão as Oficinas AEP de formação e consultoria à medida com ações de curta duração. A oferta contempla assuntos como leis laborais, empreendedorismo, qualidade e segurança, internacionalização e outras áreas-chave.

Atividade internacional da AEP em três frentes
Tóquio, Cidade do México e Dubai fecham, na última semana de novembro, o calendário de internacionalização da AEP além-fonteiras, que totaliza 25 ações. Dentro de portas, aconteceram ao longo do ano reuniões de negócios, missões inversas, seminários e conferências para dar a conhecer os mercados a conquistar lá fora.

Projeto ECICII deixa impulso à internacionalização
“Impulso à internacionalização” é o tema da sessão que a AEP promove na tarde de 20 de novembro, no seu edifício de serviços, em Leça da Palmeira, culminando o projeto ECICII - Estrutura Empresarial Conjunta para o Impulso e a Captação de Investimento Internacional na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

AEP reedita encontro «Ócios dos Negócios»
Ao fim de três anos, a AEP reedita a 4 de dezembro, no Porto, o encontro “Ócios dos Negócios”. Empresários e gestores que investem grande parte do ano em feiras e missões no estrangeiro têm aqui um espaço informal para estreitar relações, partilhar informação e apontar à associação os caminhos a trilhar na promoção externa.

AEP quer valorizar empresários seniores
A AEP está a concluir um estudo sobre os empresários seniores em Portugal. O objetivo é conhecer melhor a atividade empresarial dos mais velhos, por forma a rentabilizar os seus ensinamentos e experiência no diálogo intergeracional.

Seminário de negócios sobre Taiwan
Dia 11 de novembro de 2013 - 10:00 - Edifício de Serviços da AEP, Leça da Palmeira

Primeira missão aborda Zimbabué
A AEP pretende alargar o radar da internacionalização na África Austral e organiza, no fim de novembro, a primeira missão empresarial ao Zimbabué, com a participação de cerca de uma dezena de empresas. Trata-se de uma abordagem exploratória a um mercado com potencial, no âmbito de uma ação que começa e termina em Moçambique.

É hora de “explorar” oportunidades mexicanas
Passos Coelho constatou recentemente que Portugal e o México têm “um mundo de grandes oportunidades para explorar”. É o que uma missão empresarial da AEP irá confirmar ‘in loco’, entre 25 e 27 de novembro, pois há negócios que podem interessar na construção, energia, TICE, decoração, têxtil e turismo. Uma semana antes, o roteiro associativo da internacionalização contempla Peru e Colômbia.

AEP convoca à formação em licitações internacionais
Insuficientemente rentabilizadas pelas empresas portuguesas, as licitações internacionais são mais uma oportunidade para as nossas exportadoras. A AEP promove, em Matosinhos, dois seminários de formação, no âmbito do projeto transfronteiriço luso-galaico ECICII, que visa estimular empresas portuguesas e galegas a cooperar para a internacionalização conjunta.

Inovação PME melhora empresas madeirenses
A AEP tem em curso um programa de formação desenhado à medida do tecido empresarial da Madeira. Melhorar competências endógenas e potenciar a competitividade são os objetivos. Quarta-feira faz-se, no Funchal, um primeiro balanço.

O novo QREN e o papel do Estado em debate
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, vai falar sobre o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional – Portugal 2020 no encerramento das IV Jornadas AEP/Serralves, pelas 17 horas da próxima quinta-feira, 10 de outubro, no Porto.

Fazer negócios estimulando o palato
Nove empresas nacionais da área de alimentação e bebidas participam, na próxima semana, na 5.ª Portugal Market Week na Rússia, iniciativa da AEP em Moscovo e São Petersburgo. Para continuar a conquistar o mercado russo pelo palato, desta feita não faltará o café.

Jornadas AEP/Serralves com o foco no Estado
Depois da internacionalização, da reindustrialização e da agenda portuguesa e europeia para 2020, nas IV Jornadas AEP/Serralves vai debater-se “O papel do Estado no desenvolvimento”. O encontro está marcado para 10 de outubro no auditório da Fundação de Serralves, no Porto.

Coaching abre a porta da qualidade na empresa
O coaching enquanto ferramenta para elevar a qualidade pessoal e, por essa via, a das organizações é cada vez mais valorizado na vertente de formação pelas empresas e pela AEP, que promove a partir de 27 de setembro mais série de ações desta área-chave para o sucesso.

AEP aproveita dinamismo mexicano
Aproveitar o dinamismo de uma das 15 mais fortes economias do mundo e dar sequência lógica às missões empresariais que vem promovendo ao México desde há vários anos é o objetivo da AEP – Associação Empresarial de Portugal que, de 25 a 27 de novembro, lança naquele mercado nova ação de internacionalização para as empresas portuguesas.

AEP aponta ao Japão dos Jogos Olímpicos
Apontar às empresas portuguesas um mercado que está a sair da crise melhor do que a Europa e aproveitar o potencial de negócios proporcionado pelos Jogos Olímpicos de 2020. É neste quadro que tem lugar a missão multissetorial da AEP ao Japão, na última semana de novembro.

Diversificar negócios para a Indonésia
A AEP está a ultimar a sua primeira missão empresarial multissectorial à Indonésia, que acontecerá entre 14 e 18 de Outubro. Do programa constam contactos institucionais e empresariais na capital, Jacarta.

AEP faz do Porto um lagar gigante
Uma enorme lagarada, com uvas e pés irmanados numa pisa coletiva aberta à cidade e aos turistas, no centro do Porto. É esta a proposta da AEP para a noite de 20 de setembro, para mostrar que temos tradições ricas que nos podem ajudar a promover o vinho e outros produtos nacionais. Hélio Loureiro, Armindo Araújo e Katty Xiomara apadrinham o evento.

PORTUGAL MARKET WEEK ESTREIA-SE NO JAPÃO
A AEP estreia este ano no Japão um dos seus formatos de promoção externa mais conseguidos: a Portugal Market Week. Será em Tóquio, entre 25 e 28 de novembro, um mês depois da quarta edição na Rússia. Tudo para dar a conhecer e fazer negócios com os nossos vinhos e produtos ‘gourmet’.


AEP repete missão ao Peru e Colômbia para reforçar negócios
Missão empresarial, em novembro, para aproveitar oportunidades de duas economias a crescer e cada vez mais abertas ao exterior

Indonésia entra no programa de internacionalização da AEP
Décima sexta economia mundial, um mercado de quase 250 milhões de consumidores e uma localização geo-estratégica invejável, a Indonésia justifica estar no roteiro internacional das empresas portuguesas. A AEP já está a preparar a sua primeira missão empresarial àquele país, a realizar em outubro.

Oportunidades de negócio na Albânia em debate
Dia 19 de Julho de 2013 – 14:00 – Edifício de Serviços da AEP

Portugal Market Week volta à Rússia em Outubro
A AEP já prepara a quarta edição da Portugal Market Week na Rússia. Será entre 7 e 11 de outubro, com passagens por Moscovo e São Petersburgo. Os vinhos e os produtos ‘gourmet’ portugueses voltarão a ser embaixadores num mercado com enorme potencial e que lentamente nos vai descobrindo.

AEP reconstrói abordagem a Angola
A AEP propõe-se acrescentar valor à participação nacional na maior feira angolana de construção. As empresas portuguesas que, em outubro, estejam na Projekta by Constrói terão mais apoio, acompanhamento, formação e encontros de negócios.

Gestores muito expostos aos riscos da decisão
Estudo da AEP revela que 45,9% das empresas portuguesas desconhecem os seguros de responsabilidade civil para administradores, gerentes e diretores.

AEP promove a exportação das empresas com apoio do QREN - Nova Candidatura 2014/2015
Manifestação de interesse até ao dia 25 de junho de 2013

Crescimento da Ucrânia gera oportunidades
A recuperação económica da Ucrânia, cujo PIB tem vindo a crescer a uma média anual de 7%, abre boas perspetivas às empresas portuguesas. A AEP estudou o mercado, de 47 milhões de consumidores, e promove no próximo mês a sua quinta missão empresarial àquele país.

Há uma ponte digital para Moçambique
A plataforma colaborativa i-PME, com que se pretende simplificar e baixar os riscos inerentes à internacionalização, conta já com cerca de 300 empresas. Depois de Angola, a AEP está a abrir portas em Moçambique, onde estão referenciadas oportunidades de negócio interessantes para as empresas portuguesas na saúde, água e resíduos. O Brasil virá a seguir.

Iraque procura o que Portugal tem
Entre 23 e 26 de setembro, os visitantes da Feira Internacional de Erbil, a quarta cidade iraquiana, darão pela participação portuguesa. Para a AEP e a Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Iraque, essa é a porta de entrada num mercado de oportunidades.

Conferência «Produtividade Portugal» busca caminhos para a riqueza do país
Debate na AEP no próximo dia 22 de maio de 2013


Empresas sentem ameaças nos custos de contexto
A partir de um inquérito aos seus associados, a AEP promoveu um estudo para avaliar a perceção dos empresários portugueses quanto à envolvente empresarial. Os resultados indicam um sentimento de colapso iminente da economia. O funcionamento do Estado é apontado como principal responsável.

AEP aponta a Polónia às empresas nacionais
A Polónia é dos mercados da UE mais atrativos para as empresas portuguesas. A AEP promove um workshop informativo, já amanhã, e prepara uma missão empresarial para o próximo mês, tendo já identificadas várias oportunidades que podem ajudar a equilibrar a balança comercial entre os dois países.

Seminário «PER e SIREVE – Aspetos práticos»
Dia 6 de Maio de 2013 – 14:15 – Auditório da AEP (Leça da Palmeira)

AEP abre mercados do Gana e Namíbia
Dois países africanos politicamente estáveis e com potencial de desenvolvimento económico estão no foco internacional da AEP que, em junho, promove a missão empresarial de estreia ao Gana e à Namíbia, com o objetivo de facilitar o aproveitamento de negócios.

Formadores têm mais formação na AEP
10.ª edição nos dias 22, 23, 29 e 30 de abril DE 2013

Fundação AEP no apoio ao empreendedorismo
No encerramento da II Conferência Internacional “Liderança e empreendedorismo”, o presidente da Fundação AEP confirmou que a instituição está apostada em criar um fundo que responda às necessidades dos empreendedores do nosso tempo, destacando que os investimentos entre os 10 e os 100 mil euros são os que têm menos opções de financiamento. Paulo Nunes de Almeida anunciou também a constituição de uma Bolsa de Mentores que vai colocar gestores seniores a trabalhar com jovens empreendedores.

Fundação AEP no apoio ao empreendedorismo
No encerramento da II Conferência Internacional “Liderança e empreendedorismo”, o presidente da Fundação AEP confirmou que a instituição está apostada em criar um fundo que responda às necessidades dos empreendedores do nosso tempo, destacando que os investimentos entre os 10 e os 100 mil euros são os que têm menos opções de financiamento. Paulo Nunes de Almeida anunciou também a constituição de uma Bolsa de Mentores que vai colocar gestores seniores a trabalhar com jovens empreendedores.


QUALIFICA abre aos jovens mundo das profissões
A AEP - Associação Empresarial de Portugal quer facilitar a vida aos jovens que estão em fase de definir opções profissionais ou a pensar numa carreira. A par dos profissionais da educação e da formação, eles são o principal público-alvo da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que reunirá uma vasta oferta formativa na Exponor, Matosinhos, entre 26 e 29 de Abril.

AEP representa Portugal na maior feira de saúde da América Latina
De 21 a 24 de maio de 2013 - Expo Center Norte, em São Paulo, Brasil

Fundação AEP debate liderança e empreendedorismo
A Fundação AEP promove a 11 de abril, na Exponor, a II Conferência Internacional “Liderança e empreendedorismo”. É uma oportunidade para agentes empresariais, sociais e políticos ficarem a conhecer tendências e passarem a conviver, desde já, com as ideias e preocupações dos próximos líderes.

Participação nacional na Seoul Food & Hotel
De 14 a 17 de maio de 2013 - Seoul (Coreia do Sul)

Feiras da saúde favorecem negócios
O crescimento dos negócios ligados à saúde introduz o ambiente para as duas importantes feiras do setor que, em maio, regressam à Exponor com uma conferência, ‘workshops’ temáticos e eventos para cidadãos com necessidades especiais, além de novidades de serviços e produtos. Normédica e Ajutec realizam-se em simultâneo e numa conjuntura favorável em que as exportações caminham para 4.000 milhões de euros e o turismo pode valer 15% do PIB.

Qualifica vai destacar formação para o emprego
Um certame ajustado às realidades dos mercados educativo, formativo e de emprego. É com este propósito que na AEP - Associação Empresarial de Portugal se está a preparar a Qualifica 2013 – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, a ter lugar na Exponor entre 26 e 29 de abril de 2013.

Construir negócios na Rússia e Médio Oriente
A par do agroalimentar e da saúde, a fileira da construção é uma das apostas do programa de internacionalização da AEP de 2013. Em abril e maio, a associação está em cinco das mais importantes feiras setoriais a nível mundial, num esforço que aproveita a mais de 30 empresas.

Setor da saúde cada vez mais global
Portugal tem um potencial exportador na área da saúde que a AEP quer fazer render em negócios. TIC, mobiliário e equipamento médico-cirúrgico e equipamentos e consumíveis para hospitais, sobretudo, são negócios em que Portugal se vem afirmando.

Workshop «Moçambique – perspetivas e oportunidades de negócio para as empresas portuguesas»
Dia 8 de março de 2013 - 10:00 / 12:00 – Edifício de Serviços da AEP

Formação PME estimula responsabilidade social
Várias comunidades beneficiaram já de projetos de responsabilidade social lançados por empresas protagonistas do programa Formação PME. Nos últimos dois anos, foram levadas a cabo ações de promoção da saúde oral e da alimentação saudável e apoiadas algumas IPSS, entre outras iniciativas.


Promover lá fora os nossos produtos
Nove ações em cinco mercados, todos extracomunitários. É esta a proposta da AEP às empresas portuguesas de alimentação e bebidas apostadas na internacionalização. Rússia, Emirados Árabes Unidos, Brasil, Coreia do Sul e Japão vão ficar a conhecer melhor o que de bom se faz em Portugal.

AEP com seis empresas na Prodexpo
De 11 a 15 de Fevereiro de 2013, em Moscovo

Fileira do mobiliário e decoração na Exponor
Export Home e Interdecoração fazem abrir hoje as portas da Exponor, em Matosinhos, aos profissionais de mobiliário e decoração. Até domingo, a AEP visa, com este formato conjunto, atrair mais visitantes e promover o ‘design’ e a qualidade da indústria nacional como fatores de diferenciação.

Projeto ECO2 aponta oportunidades
“Economia de baixo carbono – benefícios e oportunidades para as empresas” é o tema da sessão com que a AEP - Associação Empresarial de Portugal encerra, na tarde da próxima quarta-feira, dia 30 de janeiro, o projeto ECO2. O encontro tem lugar no edifício de serviços da instituição, em Leça da Palmeira, Matosinhos, entre as 14:15 e as 16:00.

Formação-ação chega à Madeira
Quinze anos de aperfeiçoamento e sucesso do programa Formação PME, que já apoiou 5.758 empresas em Portugal Continental, levaram a AEP a conceber uma réplica à medida da Madeira. O Inovação PME propõe-se fortalecer e dar novos rumos ao tecido empresarial da região, fazendo o diagnóstico e assegurando formação a gestores e colaboradores sem imputar custos à empresa.

AEP com 18 empresas na Gulfood 2013
Entre 25 e 28 de fevereiro de 2013 – Dubai (Emirados Árabes Unidos)

Exponor retoma aposta na zootecnia
A AEP está atenta à crescente importância económica da indústria, comércio e serviços dedicados aos animais de estimação. Daí que a Exponor faça renascer o Expozoo – Salão Internacional de Zootecnia, a 26 e 27 de janeiro, em simultâneo com exposições caninas, concursos de aquariofilia e ‘grooming’, demonstrações com cães e cavalos.

Formação PME já apoiou 5.758 empresas
Programa de formação ajustado às necessidades de cada empresa e sem custos

 

notícias 2012 

 

“Compro o que é nosso” integra “Portugal sou eu”
Iniciativa do Governo apresentada na Exponor


Projecto EFINERG é exemplo de parceria proveitosa
Eficiência energética na indústria é objetivo a prosseguir

Sessão de Encerramento do Projeto EFINERG
Dia 13 de dezembro 2012 – 17H30 – Exponor

Continuar a promover “o que é nosso”
AEP renova compromisso com a marca
Portugal e a valorização da oferta nacional

Lançamento da Iniciativa «PORTUGAL SOU EU»
Dia 13 de dezembro de 2012 – 15H00/17H30 – Exponor

AEP quer reforçar parcerias com o Estado e as PME
AEP quer reforçar a sua condição de parceiro privilegiado das empresas portuguesas em matéria de formação e conhecimento. Com um passado que fala por si nesta área, pretende valorizar o papel associativo na cogestão, com o Estado, dos programas de formação e de desenvolvimento empresarial.

Workshop de apresentação do Programa PME Digital
Dia 16 de novembro de 2012 – 9H00 / 12H30 - Auditório do Edifício de Serviços da AEP

Inovação tecnológica em evidência na EMAF
Entre os dias 21 e 24 de Novembro, três feiras predominantemente industriais (EMAF, FIMAP e Ferrália) tornam a Exponor no maior pólo de negócios das tecnologias de produção do país. Para além de máquinas e robôs, haverá um concurso de inovação, fóruns de debate profissional e seminários técnicos.

Formação inovadora promove ‘fundraising’
AEP responde às necessidades do terceiro setor

Posição da AEP - Associação Empresarial de Portugal sobre as recentes medidas anunciadas pelo Governo


Internacionalização em debate nas Jornadas AEP / Serralves
Encontro do próximo dia 18 de outubro focará mercados, casos de sucesso, setores mais interessantes e apoios às empresas

Internacionalização das empresas da eurorregião Norte de Portugal-Galiza apoiada por rede de mentores
Projecto ECICII visa a cooperação empresarial transfronteiriça e a captação de investimento

AEP faz promoção ibérica da ourivesaria portuguesa
Feiras em Madrid e na Exponor voltam a fazer reluzir indústria nacional

AEP e AIP lançam Centro de Arbitragem
Tem como principal missão agilizar a resolução de conflitos e defender a atividade empresarial, em especial as PME.

Governo e especialistas debatem “Revitalizar”
Dia 30 de Junho de 2012 - Auditório do Edifício de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira

«Portugal a Crescer»
Roadshow de Apresentação

Empresários iranianos procuram parceiros em Portugal
Dia 15 de Junho 2012 - 09h00/17h00 - Edifício de Serviços da AEP

AEP FAZ PARCERIA NO BRASIL COM INGLESES DA FARNBOROUGH
Maior feira do setor aeroespacial da América Latina ganhará projeção mundial

AEP e Oceano XXI promovem a segunda edição do Fórum do Mar
Feira de negócios, conferências e missão de compradores internacionais voltam à Exponor entre 10 e 12 de Maio.

Workshop promovido em parceria com a BPO Advogados «Investimento em Angola»
Dia 18 de Abril 2012 – 14H00/18H30 - Auditório do Edifício de Serviços da AEP


Serão analisadas questões como limites de investimento, repatriamento de lucros e incentivos fiscais.

Congresso Europeu coloca sucessão empresarial na ordem do dia
A sucessão empresarial programada é a forma mais eficiente de prevenir falências e desemprego. O recente Congresso Europeu da Sucessão Empresarial veio colocar a questão na agenda económica nacional.

“Vida Económica” antecipa Congresso Europeu da Sucessão Empresarial
31 de Janeiro de 2012 - Exponor

A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt