AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Terça-feira, 27 de Junho de 2017.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2014 - 2017

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - enterprise europe network

A Comissão Europeia lança consulta pública sobre o Programa COSME

 

Decorre até 31 de agosto de 2017 a consulta pública associada à avaliação intercalar do COSME, o Programa para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas (PME) da União Europeia


Numa iniciativa da Comissão Europeia, decorre até 31 de agosto a Consulta Pública associada à avaliação intercalar do COSME, o Programa para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas (PME) da União Europeia que tem como objetivo contribuir para o reforço da competitividade e da sustentabilidade das empresas da União Europeia, especialmente das PME, apoiando as já existentes, incentivando uma cultura empresarial e promovendo o seu crescimento, a evolução da sociedade do conhecimento e o desenvolvimento assente num crescimento económico equilibrado.

Aceda ao Questionário, no qual a sua participação pode constituir um relevante contributo na definição de iniciativas e políticas futuras da CE em prol das PME europeias.

O programa COSME, que teve início em 2014 e decorre até 2020, dispõe de uma dotação financeira de 2,3 mil milhões de euros e está estruturado em torno de quadro grandes eixos:
. Facilitar o acesso das PME aos mercados, sobretudo através da Enterprise Europe Network, dos centros de contacto das PME para defesa dos direitos de propriedade intelectual e do portal A sua Europa – Empresas;
. Criar um ambiente propício às empresas e à competitividade, tendo em vista incentivar a criação de empresas e o crescimento, reduzindo os encargos administrativos, apoiando uma regulamentação inteligente e favorável às PME, modernizando a indústria e facilitando o acesso das PME aos contratos públicos;
. Promover o espírito empresarial através de programas de acompanhamento ou outros programas específicos dirigidos aos empresários;
. Melhorar o acesso das PME ao financiamento através de instrumentos financeiros específicos.

O COSME complementa outros programas da União Europeia, procurando estabelecer sinergias, nomeadamente com o Programa Horizonte 2020 e os Fundos Estruturais, destacando-se o Portugal 2020.

O IAPMEI é o Delegado Nacional no Comité COSME e assiste a Comissão Europeia relativamente a este Programa, cuja gestão foi atribuída à EASME –Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises.

A avaliação intercalar do COSME cobre as atividades realizadas de 2014 a 2016 para os países da UE e os países participantes no programa COSME. Só as respostas que forem recebidas através do questionário online serão consideradas para o relatório síntese desta consulta pública.

Para mais informações, contactar:
Gabinete da EEN - Portugal na AEP
. Céu Filipe
. Susana Pinto
Tel.: +351 22 998 15 00


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt