AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

Feiras

Internacionalização

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2014-2017

Organograma

Estatutos

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

AEP Options

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business   School
Europarque
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
Visionarium
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - aep

AEP promove primeira missão ao Vietname

 

Mercado com enorme potencial para as empresas portuguesas


Pela primeira vez, uma missão empresarial portuguesa vai deslocar-se ao Vietname, de 2 a 6 de Julho de 2012, país da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) com cerca de 90 milhões de habitantes e que, nos últimos anos, registou uma taxa média de crescimento do produto interno bruto de 7,5%. Esta incursão de estreia acontecerá em julho e será uma das 41 ações de promoção externa que a AEP - Associação Empresarial de Portugal leva a cabo este ano, no âmbito do seu programa de internacionalização “Business on the way”, co-financidado pelo QREN .

A AEP conta reunir uma dezena de empresas, de sectores que vão do agroalimentar aos serviços, passando pelos materiais de construção, têxteis e vestuário e minerais. No roteiro dos empresários portugueses estarão as duas cidades mais importantes do país: a capital, Hanói, e Ho Chi Minh, antiga Saigão. Em ambas, haverá encontros de negócios com agentes económicos locais, numa ação que está a ser concertada, há meses, com o empresário vietnamita e cônsul honorário de Portugal em Hanói, Tran Kim Chung, presidente do C.T Group, um dos maiores conglomerados privados do país, com 36 empresas e cujos interesses abarcam sectores tão diversificados como o imobiliário e a construção, os serviços financeiros, a mineração, o turismo, o lazer, a logística e a saúde.

Este líder empresarial vietnamita esteve no Porto, em fevereiro, e reuniu na AEP com gestores e empresários de 14 companhias portuguesas, que ficaram a conhecer melhor a realidade económica do seu país e a quem foram apresentados os projetos mais relevantes do C.T Group. Ainda no decorrer do encontro, Tran Kim Chung manifestou-se disponível para servir de elemento facilitador para as empresas portuguesas interessadas no mercado do Vietname, incitando a AEP a incluir uma missão ao seu país no programa associativo de internacionalização para este ano.

Embora o Vietname tenha um peso muito reduzido na estrutura do comércio internacional português (em 2010, foi o nosso 80.º cliente, com uma quota de 0,03%. e o 56.º fornecedor, com 0,11%), a aposta que está a fazer na economia de mercado e o investimento em vários países africanos de língua oficial portuguesa, sobretudo em Angola, é favorável ao incremento do relacionamento comercial e da cooperação empresarial luso-vietnamita.

A evolução da balança comercial bilateral mostra, aliás, uma evolução positiva nos últimos anos. De 2006 a 2010, as exportações portuguesas para aquele país asiático aumentaram a uma média anual na ordem dos 8,2%. No sentido inverso o panorama é similar, com os valores das nossas compras de produtos vietnamitas em constante crescimento, atingindo em 2010 cerca de 64 milhões de euros, montante que compara com os 21,6 milhões de euros registados em 2006. Em percentagem, o crescimento médio anual foi de 32,7%.

Nas exportações de produtos nacionais, os têxteis ocupam a primeira posição, com 44,8%, seguindo-se as máquinas e aparelhos (26,8%), os produtos químicos (7,7%), os produtos alimentares (5,4%) e os minerais (5,1%).

Há, entretanto, vários sectores que se encontram praticamente inexplorados, dos quais os materiais de construção, a energia e toda a fileira associada ao turismo são os principais exemplos, conforme destacou Tran Kim Chung aquando da sua passagem pela AEP.

Para saber mais sobre a Missão ao Vietname, clique aqui.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP – Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Direcção de Serviços às Empresas
Francisco Sendas
Gestor de Mercado Ásia
Telf: +351 22 998 17 89; Fax:+351 22 998 17 74 ou através do E-mail.


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt