AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Sábado, 20 de Dezembro de 2014.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

Feiras

Internacionalização

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2014 - 2017

Organograma

Estatutos

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

AEP Options

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business   School
Europarque
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
Visionarium
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - internacionalização

Missão Empresarial à Ucrânia

 

De 03 a 06 de Julho de 2012


A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto ao QREN – Business on the Way 2012, encontra-se a promover uma Missão Empresarial à Ucrânia, entre os dias 03 a 06 de Julho de 2012.

A Ucrânia, o maior mercado da Europa de Leste, com 47 milhões de consumidores, é hoje um dos países economicamente mais atrativos do leste europeu, tendo na última década registado altas taxas de crescimento económico, com o PIB a crescer a uma média anual superior a 7%. Com a organização conjunta do Euro 2012, o país entrou na cena internacional e procura aproximar-se à Europa e aos fornecedores europeus. Por outro lado, graças à sua posição geográfica privilegiada e à ampla infra-estrutura de transportes, este país funciona igualmente como porta de entrada para acesso e exportação aos restantes países da CEI (ex-repúblicas da URSS) e à própria Rússia.

Dependente daquele país em termos de importações - importa daí mais de 36% do que consome -, a Ucrânia pretende diversificar os seus parceiros de importação e deixar de ficar dependente do seu vizinho russo, estando neste momento a voltar-se para a EU em busca de novos fornecedores. Como referência, refira-se que, em 2011, o total das importações de bens e serviços na Ucrânia totalizou 90,72 mil milhões de USD.

A AEP identifica neste mercado diversos sectores de oportunidade para as empresas portuguesas, sendo de salientar os seguintes: construção e materiais de construção, maquinaria e equipamentos elétricos, produtos químicos e fertilizantes, plásticos e polímeros, metais, equipamento médico, serviços de tratamento de resíduos sólidos, energias renováveis, produtos agrícolas, mobiliário (fileira casa e escritório), têxteis, vinhos.

O sector da construção e materiais de construção, com uma quota de 45% do investimento total feito no país e com importações na ordem dos 580 milhões de USD/ano, está a atravessar uma fase de franco crescimento, a que acrescem os projetos ligados à organização do Euro 2012, que potenciou a construção de infra-estruturas, unidades hoteleiras e comerciais, oferecendo oportunidades em áreas como a dos revestimentos cerâmicos e de rocha natural, isolamentos acústicos e térmicos, tintas (nomeadamente tinta acrílica), madeira e cortiça.

O sector das energias renováveis apresenta oportunidades nas áreas da energia eólica, solar, hídrica, biomassa e biocombustíveis e energia geotérmica.

No sector dos produtos químicos, destacam-se os fertilizantes, pigmentos e tintas, vernizes, sabões e detergentes, lubrificantes, produtos farmacêuticos e preparações cosméticas.

As importações de maquinaria focam-se nas seguintes áreas: maquinaria para construção civil, equipamentos de mineração, máquinas de couro e têxteis, máquinas de impressão e papel, maquinaria para processamento de alimentos e embalagens, máquinas para processamento de madeira e metais, máquinas para plásticos e borracha, bombas e compressores. É de destacar que o mercado da maquinaria na Ucrânia tem uma dimensão de 7,5 mil milhões de USD e que importa 83% da maquinaria que consome.

O sector do equipamento médico tem como principais importações o equipamento de laboratório, mobiliário hospitalar, consumíveis hospitalares, equipamento dentário e aparelhos de esterilização.

Visualize as Condições de Participação.

- Prazo de inscrição: até ao dia 25 de Maio de 2012. Inscrições limitadas.

Neste contexto, convidamos as empresas a integrar a representação portuguesa e a participar nesta missão, para o qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição on-line. Os valores apresentados incluem o co-financiamento no âmbito do QREN.

Consulte a Informação de Mercado.

Esta Missão Empresarial visa fundamentalmente proporcionar contactos com o tecido empresarial ucraniano, através de reuniões previamente agendadas com empresas compradoras/importadoras e outras entidades, de acordo com o perfil de cada participante. Esta ação é aberta a todos os sectores de atividade.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP – Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Humberto Pinto
Gestor de Mercado Médio Oriente
Telf: 22 998 17 77; Tlm: 92 798 39 81 ou Fax: 22 998 1774


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt