A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto ao QREN – Business on the Way 2012, encontra-se a promover uma Missão Empresarial à Ucrânia, entre os dias 03 a 06 de Julho de 2012.
A Ucrânia, o maior mercado da Europa de Leste, com 47 milhões de consumidores, é hoje um dos países economicamente mais atrativos do leste europeu, tendo na última década registado altas taxas de crescimento económico, com o PIB a crescer a uma média anual superior a 7%. Com a organização conjunta do Euro 2012, o país entrou na cena internacional e procura aproximar-se à Europa e aos fornecedores europeus. Por outro lado, graças à sua posição geográfica privilegiada e à ampla infra-estrutura de transportes, este país funciona igualmente como porta de entrada para acesso e exportação aos restantes países da CEI (ex-repúblicas da URSS) e à própria Rússia.
Dependente daquele país em termos de importações - importa daí mais de 36% do que consome -, a Ucrânia pretende diversificar os seus parceiros de importação e deixar de ficar dependente do seu vizinho russo, estando neste momento a voltar-se para a EU em busca de novos fornecedores. Como referência, refira-se que, em 2011, o total das importações de bens e serviços na Ucrânia totalizou 90,72 mil milhões de USD.
A AEP identifica neste mercado diversos sectores de oportunidade para as empresas portuguesas, sendo de salientar os seguintes: construção e materiais de construção, maquinaria e equipamentos elétricos, produtos químicos e fertilizantes, plásticos e polímeros, metais, equipamento médico, serviços de tratamento de resíduos sólidos, energias renováveis, produtos agrícolas, mobiliário (fileira casa e escritório), têxteis, vinhos.
O sector da construção e materiais de construção, com uma quota de 45% do investimento total feito no país e com importações na ordem dos 580 milhões de USD/ano, está a atravessar uma fase de franco crescimento, a que acrescem os projetos ligados à organização do Euro 2012, que potenciou a construção de infra-estruturas, unidades hoteleiras e comerciais, oferecendo oportunidades em áreas como a dos revestimentos cerâmicos e de rocha natural, isolamentos acústicos e térmicos, tintas (nomeadamente tinta acrílica), madeira e cortiça.
O sector das energias renováveis apresenta oportunidades nas áreas da energia eólica, solar, hídrica, biomassa e biocombustíveis e energia geotérmica.
No sector dos produtos químicos, destacam-se os fertilizantes, pigmentos e tintas, vernizes, sabões e detergentes, lubrificantes, produtos farmacêuticos e preparações cosméticas.
As importações de maquinaria focam-se nas seguintes áreas: maquinaria para construção civil, equipamentos de mineração, máquinas de couro e têxteis, máquinas de impressão e papel, maquinaria para processamento de alimentos e embalagens, máquinas para processamento de madeira e metais, máquinas para plásticos e borracha, bombas e compressores. É de destacar que o mercado da maquinaria na Ucrânia tem uma dimensão de 7,5 mil milhões de USD e que importa 83% da maquinaria que consome.
O sector do equipamento médico tem como principais importações o equipamento de laboratório, mobiliário hospitalar, consumíveis hospitalares, equipamento dentário e aparelhos de esterilização.
Visualize as Condições de Participação.
- Prazo de inscrição: até ao dia 25 de Maio de 2012. Inscrições limitadas.
Neste contexto, convidamos as empresas a integrar a representação portuguesa e a participar nesta missão, para o qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição on-line. Os valores apresentados incluem o co-financiamento no âmbito do QREN. Consulte a Informação de Mercado.
Esta Missão Empresarial visa fundamentalmente proporcionar contactos com o tecido empresarial ucraniano, através de reuniões previamente agendadas com empresas compradoras/importadoras e outras entidades, de acordo com o perfil de cada participante. Esta ação é aberta a todos os sectores de atividade.
Para qualquer informação adicional, poderá contactar: AEP – Associação Empresarial de Portugal Internacionalização e Promoção Externa Humberto Pinto Gestor de Mercado Médio Oriente Telf: 22 998 17 77; Tlm: 92 798 39 81 ou Fax: 22 998 1774

|