AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

Feiras

Internacionalização

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2014-2017

Organograma

Estatutos

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

AEP Options

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business   School
Europarque
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
Visionarium
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - Projectos Especiais

AEP levou a Frankfurt empresas de Iluminação

 

Oferta nacional na maior feira mundial do setor


O foco do projeto Ilumina, lançado há dois anos pela AEP - Associação Empresarial de Portugal em prol do reforço da competitividade da indústria nacional de iluminação, ganhou uma luz mais intensa na recente Light + Building, a maior feira mundial do sector, em Frankfurt.

O evento acolheu oito das 10 empresas envolvidas no projeto da AEP, que protagonizaram uma presença encorajadora, lado a lado com produtores de mais de 50 países.

Na avaliação dos representantes das empresas portuguesas, a participação “valeu a pena” e as propostas nacionais foram “bem recebidas” pelos visitantes, na sua maioria profissionais dos sectores da iluminação e da construção ou prescritores, como arquitectos e designers.

Aliás, a participação na feira das empresas Castro Lighting, Malta & Santos, Paulo Coelho, F. Ferreira da Silva, FB Internacional, Jorge Pontes Monteiro, Juliarte e Lustrarte teve em vista “validar a metodologia” de aproximação entre os centros de design e a indústria, que tem sido seguida pelos diferentes agentes envolvidos no Ilumina (nomeadamente consultores da AEP, designers, responsáveis empresariais pelo desenvolvimento de produtos e dirigentes associativos).

O reposicionamento do sector de iluminação português, através de uma maior interação com os centros de competências que trabalham a montante da indústria, constitui o objetivo fundamental do projeto Ilumina, concretizado em parceria com a Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação (AIPI), o Lighting Living Lab da Universidade de Aveiro e o Cluster Habitat Sustentável.

Para tanto, as 10 empresas que responderam positivamente ao repto da AEP e da AIPI predispuseram-se a encetar as mudanças necessárias para que possam protagonizar com êxito uma estratégia de afirmação no mercado global, apostando não nos segmentos de preço mas, antes, nos de valor, onde a imagem, a identidade e o sentimento de pertença são fatores de diferenciação.

Pela intervenção levada a cabo, pode concluir-se que só a perceção antecipada das motivações e anseios da procura e a leitura das tendências de mercado permitirá à indústria nacional estabelecer uma oferta mais de acordo com as preferências do consumidor e, desta forma, reduzir o risco inerente ao desenvolvimento de novos produtos. Ou seja: importa partir da leitura da procura para a estruturação da oferta.

Por outro lado, dado o panorama do sector, pontuado por PME, a estratégia a privilegiar deve assentar na diferenciação e na internacionalização. Só dessa forma, as empresas obterão vantagens competitivas, tanto interna como externamente, e poderão competir no mercado global.

Através de uma equipa de consultores disponibilizada pela AEP e do concurso de designers nacionais e internacionais, cada empresa participante no Ilumina beneficiou de estudos de mercado, da análise das respetivas capacidades e/ou das suas competências nucleares e de um contributo qualificado para a identificação dos seus objetivos e da estratégia a implementar.

A participação de algumas empresas envolvidas no Ilumina na Light + Building 2012 é corolário desse trabalho.

Para mais informações, clique aqui.




A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt