AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

Feiras

Internacionalização

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2011-2014

Organograma

Estatutos

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

AEP Options

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business   School
Europarque
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
Visionarium
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

AEP e Oceano XXI promovem a segunda edição do Fórum do Mar

 

Feira de negócios, conferências e missão de compradores internacionais voltam à Exponor entre 10 e 12 de Maio.


As associações Empresarial de Portugal (AEP) e Oceano XXI – Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar renovaram o protocolo de cooperação que haviam firmado o ano passado e encontram-se a organizar em conjunto a segunda edição do Fórum do Mar. Trata-se de um evento agregador dos agentes económicos e da comunidade científica nacional relacionados com o mar que decorrerá na Exponor, em Matosinhos, entre 10 e 12 de Maio, com o patrocínio da Presidência da República.

Nos termos do acordo subscrito pelos presidentes das duas instituições – José António Barros, pela AEP, e José Ribau Esteves, pela Oceano XXI –, o formato da iniciativa volta a abranger uma feira de negócios e a organização de uma missão de compradores internacionais interessados na oferta portuguesa nesta área, como em 2011.

Este ano, porém, a grande conferência internacional temática, de um dia, que foi uma das principais âncoras da edição de estreia, dará lugar a várias conferências, apresentações e debates durante os três dias do evento. São aguardadas as participações de empresas, universidades, centros de investigação, agentes institucionais e outras entidades relacionadas com o mar, com cujo contributo os organizadores esperam tornar o Fórum de Mar num espaço de partilha de conhecimentos, realização de negócios e intercâmbio de informação passível de ativar novas redes de colaboração e projetos no âmbito da economia do mar.

Como anotou o presidente da AEP na assinatura do protocolo, o nosso país “não está a tirar todo o partido do mar, mas há que aproveitar as oportunidades que ele nos oferece”. É que, acrescentou, o mar tem importância histórica para Portugal e é o denominador comum de uma cadeia de valor que pode contribuir para o relançamento da nossa economia, das pescas às autoestradas do mar, passando, entre outros sectores, pela logística, náutica de recreio, ciências marinhas, ambiente, construção naval e alimentação. José António Barros recordou que “o nosso país está no centro do mundo e temos de estar atentos às oportunidades que o comércio mundial pode proporcionar” a um país com a localização geoestratégica de Portugal.

O presidente da Oceano XXI corroborou, destacando que “a economia do mar é importante para o país e uma riqueza por explorar”. Nessa lógica, José Ribau Esteves sublinhou, satisfeito, que Portugal está já “a apostar num mar novo, como a biotecnologia”.

No protocolo, as duas associações justificam a reedição do Fórum do Mar pelo espírito de aprofundamento das redes de relação entre os agentes ligados à economia do mar, pelo estímulo à apresentação de produtos e tecnologias com aplicação em meio marinho e pelo aproveitamento de novas oportunidades de negócio e cooperação, incluindo a internacionalização.

O Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar foi reconhecido como estratégia de eficiência coletiva pelo Compete - Programa Operacional Fatores de Competitividade, integrando empresas, centros de I&D, associações empresariais e outras instituições, cabendo a sua gestão à associação Oceano XXI.






A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt