AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Sábado, 25 de Outubro de 2014.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

Feiras

Internacionalização

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2014-2017

Organograma

Estatutos

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

AEP Options

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business   School
Europarque
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
Visionarium
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - ambiente e energia

Apoios Financeiros à Eco-Inovação

 

União Europeia lança plano para estimular a economia ‘verde’


O objetivo é promover a inovação tecnológica ambientalmente sustentável, em especial junto das pequenas e médias empresas através de apoio financeiro. O sector das eco-indústrias europeias tem um volume de negócios anual estimado em 319 mil milhões de euros, o equivalente a 2,5% do PIB da União Europeia. É maior do que, por exemplo, o da indústria farmacêutica ou automóvel. Dá emprego a mais de 3 milhões de pessoas na União Europeia. A eco-inovação dispõe de um orçamento total de 200 milhões de EUR para o período 2008-2013.

A eco-inovação é crucial para o aumento da competitividade económica da Europa. Com o novo plano de ação (EcoAP) amplia-se o conceito de tecnologias ‘verdes’ e visa-se o aumento da produção através de incentivos financeiros às pequenas e médias empresas. O plano inclui acções tanto do lado da procura como do lado da oferta e são transversais a toda a cadeia produtiva: investigação, legislação, financiamento, produção, comercialização.

Nas palavras do Comissário responsável pela pasta do Ambiente, Janez Potočnik: «O desafio da inovação para este século vai ser tornar os nossos recursos mais eficazes – fazer mais com menos – e reduzir o impacto das nossas actividades. A Europa tem de assumir a liderança na resposta a esse desafio, se quisermos ser competitivos num mundo de crescente contracção dos recursos. A procura mundial de tecnologias, produtos e serviços ambientais está a aumentar rapidamente, mesmo nos tempos difíceis que atravessamos, e é um domínio no qual a Europa muito tem a oferecer.»

Portugal é um dos países da União Europeia com maior potencial na eco-inovação. As últimas estatísticas do Eurostat constatam que, entre as empresas consideradas inovadoras, Portugal é um dos países líderes na geração de inovações. Existem centenas de exemplos no país.

O que é a eco-inovação?
Produção, assimilação ou exploração de um produto, processo produtivo, serviços ou método de negócio que é novo para as organizações (que o desenvolvem ou o adoptam) e que resulta na redução do risco ambiental, poluição ou impactos negativos do uso de recursos (incluindo o uso de energia) quando comparado com alternativas relevantes. Ou seja, todos os novos processos que sejam mais eficientes em recursos são eco-inovações. Exemplo: no caso das centrais térmicas de gás e carvão para a geração de electricidade, as inovações na tecnologia de queima de carvão podem ser qualificadas como sendo eco-inovações se reduzirem emissões. Em suma, trata-se de uma estratégia que concilia a competitividade económica com a coesão social de uma forma ambientalmente sustentável. A sua aplicação permitirá a renovação estrutural da economia gerando um novo tecido empresarial e laboral.

O desenvolvimento económico e industrial não é sinónimo de incompatibilidade com o ambiente. Pelo contrário, os desafios impostos pelas alterações climáticas proporcionam novas oportunidades de mudança estrutural conducentes à criação de um modelo de crescimento sustentável suportado por soluções tecnológicas e organizacionais ‘amigas’ do ambiente.

Mais informações:
- Plano de Acção sobre Eco-Inovação (EcoAP).
- Iniciativa Emblemática União da Inovação

- Contactos:
MAISIMAGEM – Comunicação Global
Tel.: 21 843 65 40
Irene Henriquesi
Patrícia Pato


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt