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NORMÉDICA – Feira da Saúde e AJUTEC – 12.ª Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência

 

De 7 a 10 de Maio de 2009 – 10H00/20H00 – Exponor

Feira exclusivamente para profissionais.


Salão de Saúde e Bem-estar ganha forma na NORMÉDICA e AJUTEC 2009. Estudo da AEP coloca em evidência as mais recentes valências e os renovados desafios do sector, que estarão em destaque no evento integrado da EXPONOR, de 7 a 10 de Maio.

Perante um mercado (europeu) que conheceu uma expansão de mais de 50 por cento na última década e onde a procura estimada poderá crescer - nos próximos tempos - a um ritmo anual a oscilar entre os cinco e os 10 por cento, Portugal encontra-se não só razoavelmente bem posicionado como destino turístico no segmento de Saúde e Bem-estar como possui capacidade competitiva, em quantidade e qualidade, ao nível dos recursos de base. E porque assim é, pode ter pretensão em desenvolver uma «oferta sofisticada» neste patamar e a «posicionar-se como uma marca forte» no mercado internacional.

A conclusão é sublinhada no último trabalho sectorial do Gabinete de Estudos da AEP - Associação Empresarial de Portugal elaborado no contexto de mais uma edição (a 11.ª) da NORMÉDICA – Feira da Saúde e da AJUTEC – 12.ª Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência, que decorrerão na EXPONOR de 7 a 10 de Maio de 2009.

O Salão de Saúde e Bem-estar é precisamente uma das novidades dos certames. Aliás, trata-se de uma estreia, que vem complementar a oferta destes dois eventos «históricos» do calendário da Feira Internacional do Porto.

«O Salão colocará em exposição uma multiplicidade de propostas (englobando produtos, equipamentos e serviços) que pretendem contribuir para um modo de vida cada vez mais saudável e com qualidade acrescida. É uma exposição de largo espectro e com um interesse abrangente, que beneficia em estar integrado num certame direccionado para a saúde, em termos gerais», esclarece Carla Maia, directora da NORMÉDICA / AJUTEC / SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR 2009.

A NORMÉDICA é há 11 edições escaparate do sector da saúde em Portugal. Por seu lado, a AJUTEC tem-se evidenciado há 22 anos como pólo agregador das mais recentes novidades em ajudas técnicas e novas tecnologias para pessoas com deficiência, sendo o evento de referência de uma realidade que, em vários níveis, afecta directamente mais de meio milhão de portugueses e, indirectamente, as respectivas famílias.

Em simultâneo com este terceto de eventos, mas direccionado para outro nicho de actividade económica e outra franja de profissionais, a EXPONOR, recorde-se, organiza igualmente a 2.ª edição do EXPODENTIS – Salão Internacional de Equipamento, Produtos e Serviços Dentários (ver em www.expodentis.exponor.pt), em parceria com a Associação Nacional dos Comerciantes de Equipamentos Científicos (ANCECSI).

Notoriedade e marca forte exigem trabalho árduo

«Portugal dispõe de abundantes recursos termais (tradicionalmente vocacionados para a terapia) e instalações de SPA & Wellness (que realizam diversos tipos de tratamentos de beleza, relaxamento, etc.) sofisticadas», pode ler-se no relatório do GE da AEP. Mas há muito a fazer, ainda.

Para obter mais quota dentro do espaço europeu (para o qual se estima, em 10 anos, uma quase duplicação no volume de viagens anuais, num volume próximo dos seis milhões de viagens anuais), Portugal terá que «conquistar notoriedade internacional», «fazendo chegar ao conhecimento dos consumidores finais e intermediários turísticos uma imagem de marca turística forte» neste nicho, enfatiza o estudo da AEP. E uma das primeiras formas para o conseguir é a aposta no desenvolvimento de «clusters turísticos em regiões onde existam recursos naturais adequados à realização das actividades relacionadas com o bem-estar físico e psíquico», argumenta-se.


Estrangeiros com boa imagem do País enquanto destino

O estudo refere que a «forte concentração» de procura interna «poderá indiciar um “frágil” posicionamento internacional de Portugal como destino de Saúde e Bem-estar». Contudo, justapõe-se, «os resultados dos inquéritos realizados aos consumidores dos principais países europeus emissores de turismo evidenciam uma boa percepção de Portugal como destino de Saúde e Bem-estar».

Na óptica do trabalho do Gabinete de Estudos da AEP, e tomando em consideração o indicador tipo de cliente, o segmento dos casais adultos (com duplo rendimento e sem filhos) é o que apresenta «maiores possibilidades de êxito para Portugal».

Outra recomendação vai no sentido do desenvolvimento de «estratégias para captar os novos segmentos de procura» e considera «especialmente interessantes» os turistas individuais, dado que «possuem um elevado potencial de gasto neste tipo de viagens e nutrem um interesse especial pela realização de actividades relacionadas com a beleza e o culto do corpo».

O estudo aponta ainda como «segmento atraente», a médio e longo prazos, a procura secundária correspondente aos turistas que visitaram Portugal noutra ocasião, realizando outras actividades, mas com alguma componente de bem-estar.

Para mais informações sobre a Feira, consulte o Site.


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