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Os aços de elevada resistência são a chave para veículos comerciais silenciosos

 

O projecto foi nomeado para o Swedish Steel Prize 2008.


Accionamento eléctrico, funcionamento silencioso e ausência de gases de escape, mas potente como um diesel. Estas são, em resumo, as propriedades dos veículos comerciais eléctricos da British Modec para condições citadinas. Aço de elevada resistência para componentes vitais do veículo foi decisivo para satisfazer os requisitos específicos do projecto estabelecidos pela empresa. O projecto foi nomeado para o Swedish Steel Prize 2008.

As exigências ambientais sobre os veículos estão continuamente a aumentar. Os requisitos sobre os veículos comerciais são particularmente exigentes. Foi nisto em que a Modec Ltd., fundada em 2004, se concentrou quando desenvolveu o seu veículo.

”As exigências ambientais sobre os nossos veículos não se limitam às emissões,” declara Colin Smith, Director Técnico e um dos fundadores da empresa. “O nível de ruído nas cidades está a tornar-se cada vez mais perturbador. O nosso veículo eléctrico é inteiramente silencioso e pode ser utilizado, basicamente, durante todo o dia, sem perturbar os residentes. Por isso, pode ser utilizado para entregar mercadorias em zonas urbanizadas, mesmo durante a noite.”


Desempenho vivo

A motorização eléctrica não é obstáculo para um desempenho vivo e a aceleração do Modec está ao nível de muitos veículos equivalentes como motores diesel. Outro benefício valioso é o pequeno diâmetro de viragem.

”O diâmetro de viragem é de apenas 10,8 metros,” explica Colin Smith. “As suas propriedades tornam o veículo ideal para ambientes citadinos. É fácil de conduzir e eficiente em ruas estreitas, em zonas urbanizadas.”

A autonomia numa carga de bateria é de cerca de 150 km, o que é bastante em condições citadinas. Uma tomada eléctrica é utilizada para “carregar”. A velocidade máxima é de 80 km/h, que é a velocidade máxima permitida para camiões na Europa. Se equipado com uma caixa de velocidades adequada, o veículo pode negociar rampas não inferiores a 33%.


A segurança é importante

A bateria está localizada no centro do veículo em baixo, para um baixo centro de gravidade e, por conseguinte, um bom comportamento em estrada.

“Consideramos que a posição baixa e central da bateria é importante,” enfatiza Smith. “Proporciona o equilíbrio correcto do veículo e uma alta segurança. No caso de uma colisão, a bateria, que está rodeada por uma estrutura de protecção especial, terá a garantia de uma protecção máxima.”

A estrutura é importante não apenas por razões de segurança. Ela também ajuda a resistir às forças de flexão e torção a que o veículo está sujeito durante o seu ciclo de vida.

“Nos camiões normais, o modo como as portas traseiras se movem uma em relação à outra, enquanto o camião se desloca, é claramente visível” continua Smith. “Isto é completamente inadmissível num veículo com um conjunto de baterias no chassis, visto que isso levaria, provavelmente, a um curto-circuito. O único material que podia resolver este desafio é o aço de elevada resistência. Este material permitiu-nos satisfazer as nossas exigências para um design funcional e prático. Estamos a utilizar um aço de resistência muito elevado, laminado a quente, com um limite elástico mínimo de 650 MPa. Estamos também a usar este material na “zona enrugada” que protege a frente do veículo no caso de um acidente.”


42 minutos

A fábrica de produção da Modec é a unidade de montagem dos componentes comprados a empresas vizinhas subcontratadas. A proximidade com estas empresas é uma estratégia pensada.

“Permite-nos monitorizar os custos e minimizar os stocks para a produção de uma semana,” diz o Responsável de Compras John Ford. ”Todos os veículos são construídos após encomendas confirmadas.”

Um veículo é construído em vários postos na fábrica. Os componentes são levados para a produção sob o princípio “just-in-time”. Os clientes podem encomendar diferentes comprimentos do chassis base. Isto permite a montagem de diferentes tipos de equipamento no chassis, tal como uma carroçaria tipo carrinha ou uma plataforma. Visto que é baseado num modelo standard, o trabalho de produção é feito rapidamente. “Estimamos que leva 42 minutos a montar um chassis,” declara John Ford.


O mercado está a amadurecer

Entre os clientes estão empresas bem conhecidas como a UPS, FedEx e Tesco. Para além do Reino Unido, a empresa tem escritórios de vendas nos EUA, Irlanda e Holanda. Espera-se que o mercado arranque verdadeiramente no próximo ano. ”Notamos que um número crescente de cidades está a introduzir taxas sobre os veículos poluentes. Mas os veículos eléctricos estão isentos,” diz Catherine Hutt, que é responsável deste mercado. “A par com o público em geral e as empresas que estão a tomar consciência dos problemas ambientais, os fornecedores estão a ser pressionados para cumprir certos requisitos. A procura pelos nossos veículos aumentará então definitivamente.”

Para mais informações, pode visitar o Site da SSAB Swedish Steel Portugal.

Para informações complementares, contactar:
- SSAB SWEDISH STEEL PORTUGAL
Cristina Pereira
Marketing & Communication Support
Rua dos Balazeiros, lt18, nº 198
4490-232 Argiva - Póvoa de Varzim
Telefone: +351 252 291 000; Fax: +351 252 291 009 ou clique aqui.


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