Balanço Feira Interwine China - Mercado Asiático
A AEP - Associação Empresarial de Portugal marcou presença na edição de Outono da Feira Interwine na cidade de Guangzhou na China, com seis empresas nacionais do sector das bebidas. A feira, que vai já na sua 5ª edição, tem contado com um crescimento anual impressionante.
A participação Portuguesa na edição de Outono da Interwine deste ano contou com as apresentações das empresas Solar dos Lobos, Vallegre, D’WINE, Sociedade Agrícola Casal do Conde, José Alexandre Félix e Dão Sul. Paralelamente à Feira, a AEP organizou ainda uma palestra sobre os vinhos nacionais que culminou numa prova dos vinhos das empresas representadas.
Balanço Feira Index - Mercado Médio Oriente
A feira INDEX 2009, que vai na sua 19ª edição, caracteriza-se por ser o maior certame de toda a região para a Fileira Casa, sectores de mobiliário, têxteis-lar, pavimentos, iluminação, artigos e acessórios de decoração, cerâmica, vidro, cutelaria, arquitectura e design de interiores.
A AEP marcou presença nesta edição com 12 empresas, nomeadamente, Mundo Têxtil (têxtil-lar); Juliani Collection, Lustrarte e Gmex (iluminação); Alvo Mobiliário e ZS Mobiliário (mobiliário), Rodrigues & Proença e Polo JP (quadros decorativos); Faianças Ramos (cerâmica decorativa); Crisbase (vidro decorativo/ iluminação); O4A (gabinete de arquitectura); Sonae Indústria (aglomerados).

Testemunho Empresarial
Participa na Interwine China 2009
Feira de Vinhos na China (Guangzhou)
Ter participado na Interwine foi muito enriquecedor, primeiro porque foi a primeira abordagem do vinho Solar dos Lobos ao mercado chinês e depois porque teve um sucesso tremendo junto de quem o provou. Especialmente pela medalha de ouro atribuída como melhor vinho da feira.
Testemunho Empresarial
Participa na Index 2009
Maior Feira de Casa & Decoração do Médio Oriente (Dubai)
A INDEX é uma feira que fazemos há quatro anos com a AEP e que foi extremamente importante para penetrarmos nos mercados do Médio Oriente. Apesar de ser o certame de referência na área da fileira casa, esta edição revestia-se de maior incerteza face à quebra e instabilidade que se abateu sobre estes mercados no ano de 2009.
Mercado Asiático
A Ásia é o continente com maior superfície planetária e também o mais populoso do mundo, contendo cerca de 60% da população mundial. A Localização de países como o Japão, que é a segunda maior economia mundial, a China e a Índia que apresentaram nos últimos anos uma surpreendente taxa de crescimento médio anual de cerca 8% e com uma previsão de continuação de crescimento, convertem este mercado num manancial de oportunidades para as empresas.
Mercado Médio Oriente
Os países do Golfo encontram-se num processo de desenvolvimento da sua economia. Para além da exploração de recursos energéticos, a construção tem acompanhado o aumento da população e evidencia taxas de crescimento elevadas. São vários os projectos públicos e privados na ordem dos biliões de dólares em curso para dar resposta à exigência de infra-estruturas: estradas, residências, hospitais, escolas, rede de fornecimento de água e electricidade, etc.
Espaço Exportador
CGD Responde
Num cenário de maturidade dos mercados tradicionais, as empresas portuguesas cada vez mais se centram na internacionalização, como forma de diversificação dos seus mercados e consequente aumento de produtividade e rendibilidade.

A presença do Grupo CGD no continente Asiático remonta a 1902, com uma presença em Macau, seguindo-se em 1912 Timor e em 1993 na China.

Actualmente a presença do Grupo CGD no continente Asiático, é a seguinte:

China
Escritório de representação em Xangai
Sucursal da CGD de Zuhai

Índia
Escritório de representação em Mumbai e uma extensão do escritório em Pangim

Timor Leste
Sucursal da CGD, com agências em Díli, e presença nos Distritos de, Baucau, Gleno, Maliana, Batuague.

Para apoiar as exportações das empresas portuguesas para o continente asiático, a CGD desenvolveu especificamente um conjunto de linhas de trade finance que têm como objectivo promover as exportações portuguesas em mercados não tradicionais, constituindo assim uma forma alternativa e mais segura de negociar as condições de pagamento com as empresas importadoras e de garantir o pagamento da totalidade do valor das exportações.

Actualmente a CGD disponibiliza Linhas de Trade Finance para bancos nos seguintes países na Ásia: China, Hong Kong, Macau, Índia, Coreia do Sul, Arábia, Singapura, Taiwan, entre outros.
ACÇÕES INTERNACIONAIS
Faça a sua inscrição
ONLINE aqui >>>
Directório Empresas Exportadoras Portuguesas - Exportar para Expandir
RED INCOPYME - Cooperação entre centros de investigação e PME’s para a inovação e a melhoria da competitividade na Euro-região
América Latina
Europa
Médio Oriente
África
Ásia
Gulfood & Hotel Equipment 2010 – Dubai – Emirados Árabes Unidos - 21 a 24 de Fevereiro 2010
Foodex Japão 2010 - 02 a 05 de Março 2010
Qual o papel da AEP no âmbito da internacionalização das empresas?

Quais os mercados onde são desenvolvidas as acções?

...
CERTIFICADO DE ORIGEM
O Certificado de Origem permite aos exportadores nacionais atestar a origem dos seus produtos. É um documento fornecido pelo exportador e utilizado pelo importador, para comprovação da origem da mercadoria.
Como obter um certificado de origem...
Direcção de Serviços às Empresas

Internacionalização e Promoção Externa
www.pofc.qren.pt